Esportes

Nos 50m borboleta, Cesar Cielo volta a ficar em terceiro no Troféu Maria Lenk

Redação Folha Vitória

Rio - O nadador Cesar Cielo cravou 23s22 e voltou a ficar em terceiro lugar no Troféu Maria Lenk, que está sendo disputado no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio. Nesta sexta-feira, ele viu Nicholas Santos bater o seu recorde sul-americano e vencer a final da prova dos 50 metros borboleta com a marca de 22s61. Henrique Martins, com 23s06, foi o segundo.

Ainda sem índice para o Mundial de Esportes Aquáticos que será em agosto, em Budapeste, na Hungria, Cesar Cielo encerra a sua participação neste sábado na disputa dos 50 metros livre, distância que o consagrou com uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, na China, em 2008.

Apesar de Nicholas Santos ter quebrado um recorde sul-americano, o resultado não lhe garante vaga nesta modalidade para o Mundial. Isso porque os 50 metros borboleta não são uma modalidade olímpica, critério utilizado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para definir os oito brasileiros que terão presença assegurada na Hungria.

Existe a expectativa, contudo, que mais vagas para o Mundial sejam abertas nos próximos dias, o que poderia abrir espaço para os 50 metros borboleta.

Nas eliminatórias, pela manhã, Cesar Cielo, que é bicampeão mundial nesta prova (2011 e 2013), havia cravado apenas o quinto tempo (23s67). O nadador ainda está retomando o ritmo de disputas, já que ficou afastado das competições durante 11 meses e voltou a treinar forte apenas em fevereiro deste ano.

Pontos moeda