Esportes

Cachoeiro recebe vários atletas na estreia do Treinão nos Bairros

A aniversariante Tahiz trouxe ao evento o marido Weber e a filha Giovana, de cinco anos

Promovida pela prefeitura no feriado do Dia do Trabalho, a atividade de estreia do Treinão nos Bairros surpreendeu a organização, pelo volume de atletas. Concentrados dentro e fora do pavilhão da Ilha da Luz, em Cachoeiro, centenas de participantes já se alongavam pouco depois das 7h30. Em sua maioria, adeptos de zumba, corrida e ciclismo.

Teve ainda recreação infantil e aulão de zumba no pavilhão, de onde saíram os corredores e, depois, o passeio ciclístico em parceria com a Pedal de Ouro. O trajeto incluiu as avenidas Pinheiro Júnior e Beira Rio, a ponte municipal Fernando de Abreu e as ruas Siqueira Lima e 25 de Março.

Muitos compareceram já em grupo, organizados com camisas próprias e muita disposição, que pode ser conferida diariamente, em praças de bairros e na região central. De acordo com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp), que promove o projeto com empresas parceiras, a prática de exercício em grupo, nas ruas, tem crescido no município.

“De certo modo, o Treinão nos Bairros vai ao encontro de uma tendência que se observa também em Cachoeiro. A quantidade de participantes aqui no evento superou nossas expectativas. Estamos muito contentes em ver tanta gente e constatar pessoas superando desafios em prol de uma vida mais saudável”, avalia a secretária municipal de Esporte e Lazer, Lilian Siqueira.

A Semesp divulga em breve as datas das próximas edições do Treinão nos Bairros. Entre as comunidades já confirmadas estão os distritos de Soturno, Itaoca e Burarama e os bairros Vila Rica, São Geraldo, Rui Pinto Bandeira, IBC e Coronel Borges.

Família

O companheirismo dos grupos durante o evento ficava claro em diversos momentos, antes e depois da atividade, como no apoio para alongamentos. Uma das participantes era a aniversariante Tahiz Quinelato, recebida com muitos abraços e fotos pelo grupo de corrida do qual participa há dois anos, no bairro Aquidaban.

O marido, que no início se surpreendia com a disposição, começou a praticar ocasionalmente, e a filha do casal, Giovana, também se animou: aos cinco anos de idade, já tem experiência no esporte e participou de eventos como a Corrida de São Pedro Kids, no ano passado.

“A gente participa com muita alegria, também pela questão física, mas, em primeiro lugar, pela saúde. O grupo é muito animado e acaba se formando uma grande amizade. É uma família”, comemora Tahiz.

Atividades serão mais frequentes na Ilha da Luz

Durante o evento, o prefeito Victor Coelho citou os investimentos previstos para a área onde fica o pavilhão da Ilha, que serão anunciados com mais detalhes em breve. Antes do início das atividades no feriado, convocou os atletas a estimular a participação dos moradores no projeto.

“Vamos continuar ampliando o incentivo à atividade física, nos bairros e nos distritos. É a concretização de um compromisso da gestão, para que o esporte possa significar mais saúde, mudança de hábitos e interação entre as famílias. É um dia marcante para a cidade que, com este e outros projetos, vem se tornando referência no esporte aqui na região sul”, afirmou.

Pontos moeda