Esportes

Cariocão 2021: Com show de Gabigol, Flamengo goleia o Volta Redonda e conquista a vaga na final

Rubro-Negro volta a 'sobrar' para cima do rival e buscará o sexto tricampeonato estadual de sua história

Vitor Simões

Redação Folha Vitória
Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

O Flamengo é o primeiro finalista do Cariocão 2021. Na noite deste sábado (08), o rubro-negro em ritmo de festa goleou o Volta Redonda por 4 a 1, no Maracanã, e garantiu a vaga para a decisão do estadual, que já estava bem encaminhada após a vitória por 4 a 1 no último fim de semana.

O destaque da partida, assim como no meio de semana pela Libertadores ficou com o atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol. Hoje o único titular em campo, inclusive com a faixa de capitão, o camisa 9 liderou o time com dois gols e uma assistência nos quatro gols.

Agora o time de Rogério Ceni muda o foco para a partida da próxima terça-feira (11), às 21h30, contra o Union La Calera, no Chile, pela Copa Libertadores. O adversário da grande decisão do estadual, por sua vez, será conhecido amanhã após o confronto entre Fluminense e Portuguesa. O tricolor tem a vantagem do empate por ter a melhor campanha na fase de grupos.

O JOGO

A partida começou com o Volta Redonda marcando em cima e não dando espaço para as saídas de bola do time de Rogério Ceni. Logo com um minuto, em cobrança de falta na área e desvio de Alef Manga para o meio, João Carlos de voleio mandou para o fundo do gol. Mas o gol foi anulado por impedimento do artilheiro do Cariocão.

A bola na rede no início, no entanto, não assustou o rubro-negro. Aos seis, Gabigol recebeu na direita e cruzou rasteiro, mas a defesa cortou. Mas a chegada seguinte foi fatal. Dessa vez, o camisa 9 conseguiu acertar a assistência e deixou Michael cara a cara com Andrey, e deslocou o goleiro do Voltaço para abrir o placar.

A pressão rubro-negra aumentou com a vantagem no marcador. Com a marcação adiantada do adversário, os espaços deixaram o time a vontade para criar mais oportunidades. E aos 20 minutos, Pedro ganhou da marcação e deu passe para Gabigol na entrada da área. O atacante deu lindo corte no defensor e bateu colocado marcando um bonito gol no Maracanã.

Na sequência, Vitinho arriscou chute rasteiro da intermediária e viu a bola passar raspando a trave direita de Andrey. A chance seguinte saiu em uma jogada pela direita com Matheuzinho que cruzou para Pedro, mas o centroavante acertou o travessão.

No fim da primeira etapa, o Volta Redonda ainda chegou em cobrança de falta com Luciano Naninho, mas Gabriel Batista encaixou sem problemas. Em seguida, Naninho lançou para Alef Manga que bateu cruzado para mais uma defesa do goleiro rubro-negro.

Entretanto, não deu nem para o Voltaço se animar que aos 42 Gabigol tabelou com Matheuzinho na direita, cortou a marcação e finalizou forte por baixo de Andrey para marcar o segundo dele. O terceiro tento desanimou o Volta Redonda, que antes do intervalo por pouco não levou o quarto novamente com Gabriel, mas o goleiro fez uma boa defesa.

Na etapa final, o ritmo do Mengão seguiu alto e logo com três minutos Ramon lançou Vitinho, que limpou a marcação e bateu forte de direita para marcar o dele também, 4 a 0. Em um ritmo mais lento, o Flamengo seguia criando e novamente Vitinho tentou em cobrança de falta, mas a dessa vez Andrey fez a defesa.

Perdido em campo, o técnico Neto Colucci mexeu quatro vezes no time da cidade do aço. No entanto, o rubro-negro seguia mandando na partida, e aos 22 Matheuzinho novamente fez grande jogada pela direita e deixou Pedro na cara do gol. Assim como no primeiro tempo, porém, o atacante perdeu o gol e mandou por cima.

Na sequência, João Gomes tabelou com Gabigol e chutou de dentro da área. Andrey faz a defesa e evitou o quinto. Na parte final da partida, Rogério Ceni mexeu no time e colocou mais garotos, como o volante Lucas André e o atacante Gabriel Barros, recém promovidos da base.

No acréscimos da partida, Hiroshi chutou de primeira após cruzamento da direita e a bola pegou no braço de João Gomes e o árbitro marcou o pênalti. Na cobrança João Carlos bateu no alto, sem chances para Gabriel Batista, e fez o gol de honra do Volta Redonda no confronto.

SEQUÊNCIA DE RESPEITO

O Flamengo passa a ter uma sequência de seis triunfos consecutivos na temporada. Tal sequência não era alcançada desde a Era Jorge Jesus (março de 2020).

Pontos moeda