Esportes

Com um gol em cada tempo, Fla-Flu termina empatado em primeira partida da decisão

Gabigol abriu o placar de pênalti no primeiro tempo e Abel Hernandez deixou tudo igual na etapa final. O resultado deixou a finalíssima indefinida para o jogo da volta

Vitor Simões

Redação Folha Vitória
Foto: Mailson Santana/ FFC

A primeira partida da decisão do Cariocão 2021 terminou sem vencedor. Em partida disputada, com boas chances para os dois lados e um gol em cada tempo, o Fla-Flu 432 terminou empatado por 1 a 1. Gabigol abriu o placar, de pênalti, no primeiro tempo e Abel Hernandez, de cabeça, deixou tudo igual na etapa final.

Outra característica marcante da primeira partida da final foi o jogo pegado. Foram incríveis 41 faltas nos primeiros 90 minutos decisivos, além de nove cartões amarelos.

O resultado deixou a finalíssima indefinida para o jogo da volta, que acontece no próximo sábado (15), também no Maracanã. Em caso de novo empate na semana que vem, a decisão do título vai para os pênaltis.

Antes da segunda e decisiva partida do estadual, as duas equipes entram em campo pela Copa Libertadores. O Flamengo recebe a LDU na próxima quarta-feira (18), às 21 horas, no Maracanã. Um dia antes, na terça-feira (18), o tricolor entra em campo contra o Junior Barranquilla, às 21h30, também no Rio de Janeiro.

O JOGO

A primeira partida da decisão começou da maneira que os prognósticos apontavam, com o rubro-negro com a posse de bola enquanto o tricolor buscava por um contra-ataque. A primeira oportunidade da partida veio em uma bola parada, após cobrança de falta e ajeitada de cabeça de Rodrigo Caio, Bruno Henrique chega finalizando por cima do gol de Marcos Felipe.

Aos 11, veio a primeira polêmica da partida. Gérson recebeu dentro da área, caiu e reclamou que foi tocado. A arbitragem mandou  jogo seguir. A partir desse lance, começaram a ter mais faltas e surgiram os primeiros cartões amarelos no jogo. Até que quatro minutos depois daquele lance, novamente Gérson foi derrubado, agora por Egídio, mas dessa vez o árbitro apitou. A princípio, ele marcou fora da área, mas após correção do VAR, foi confirmado o pênalti para o Flamengo.

Na cobrança Gabigol, como de praxe, deslocou o goleiro e mandou para o fundo das redes. Foi o 20º pênalti cobrado pelo camisa 9 da Gávea pelo clube, sendo 19 convertidos. Logo em seguida, o Fluminense perdeu uma chance claríssima do empate com Kayky. Depois de cobrança de falta de Nenê e um desvio no meio do caminho, a joia de Xerém ficou com a bola e, cara a cara com Gabriel Batista, chutou cruzado pela a linha de fundo.

Na sequência o Fla respondeu à altura. Gabigol acionou Gérson na área, que tocou atrás para Arrascaeta, mas o uruguaio não conseguiu finalizar. A bola ainda sobrou para Bruno Henrique, que se enrolou e Kayky apareceu afastando o perigo.

Após o lance a partida ficou mais pegada e as chances diminuíram. O Flamengo só voltou a assustar com Arrascaeta em duas finalizações de fora da área. A primeira passou tirando tinta da trave esquerda de Marcos Felipe. Já a segunda o goleiro do Flu teve que espalmar para longe da área.

Ainda deu tempo dos matadores das duas equipes desperdiçarem boas chances. Primeiramente, Gabigol recebeu de Bruno Henrique e, com o gol aberto, chutou cruzado de direita para fora. A arbitragem, entretanto, marcou impedimento ao término da jogada.

Em seguida, Fluminense chegou em velocidade com Calegari pela direita, que cruzou rasteiro para Fred, mas o camisa 9 tricolor furou e Gabriel Batista ficou com a bola.

Na etapa final, o Flamengo manteve o mesmo ritmo do primeiro tempo. Logo com quatro minutos, Isla cruzou para Arrascaeta na segunda trave. O uruguaio cabeceou para o chão e obrigou Marcos Felipe fazer grande defesa para evitar o segundo do rubro-negro.

A resposta tricolor veio logo em seguida com Calegari. O lateral-direito recebeu na área, ganhou no corpo e bateu forte para o gol, sem ângulo. Gabriel Batista tentou encaixar, mas a bola subiu e bateu no travessão antes de sair pela linha de fundo.

O Flamengo voltou a assustar em nova jogada pela direita, agora com Arrascaeta recebendo aberto pelo lado. O camisa 14 fez o cruzamento a meia altura na segunda trave, mas Bruno Henrique bateu fraco de canhota e Marcos Felipe ficou com a bola.

Pensando nas partidas pela Libertadores no meio da semana, os treinadores mexeram nas equipes. Luiz Henrique, um dos que entraram pelo lado tricolor, arriscou de fora da área e Gabriel Batista encaixou sem dificuldades.

Quando a partida parecia ter esfriado, em bola parada o Fluminense chegou ao empate. Após cobrança de escanteio de Cazares e a zaga afastar parcialmente, a bola sobrou com Egídio. O lateral fez o cruzamento para Luiz Henrique na segunda trave, que ajeitou de cabeça para Abel Hernandez só cabecear em cima da linha e deixar tudo igual.

O gol trouxe o ânimo de volta à partida e logo na sequência, quase veio a virada. Luiz Henrique recebeu no contra-ataque e avançou livre até ficar cara a cara com Gabriel Batista. Mas na hora da finalização o camisa 34 chutou pra fora e perdeu excelente oportunidade. 

A resposta do rubro-negro veio em seguida, Vitinho recebeu de Gérson e mandou uma bomba de canhota da entrada da área e por pouco não desempatou novamente a partida. O tricolor, no entanto, não se acovardou e por criou nova chance. Mais uma vez Egídio foi ao fundo e cruzou na área, dessa vez quem apareceu foi Caio Paulista como um foguete, mas a bola foi sem direção e saiu pela linha de fundo.


Pontos moeda