• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Após vistoria, Bombeiros liberam uso total do Itaquerão

  • COMPARTILHE
Esportes

Após vistoria, Bombeiros liberam uso total do Itaquerão

São Paulo - O Corpo de Bombeiros liberou todas as arquibancadas provisórias do Itaquerão, após nova vistoria realizada nesta sexta-feira, a terceira feita nesta semana. O laudo oficial, completo e válido para todo o estádio, só deve ser emitido na segunda, a apenas três dias da abertura da Copa do Mundo.

O laudo ainda não foi emitido nesta sexta-feira porque havia pequenos detalhes na obra que precisavam ser corrigidos. No início da semana, também será emitido um alvará de funcionamento provisório do estádio no período da Copa.

O que preocupou o Comitê Organizador Local (COL) e a Fifa foram as arquibancadas provisórias do setor Norte do Itaquerão, única área do estádio que ainda não foi testada com a presença de público. Só nesta sexta-feira elas foram, de fato, liberadas pelos Bombeiros.

Esse setor tem capacidade para receber 9.359 torcedores e foi o único do estádio que não passou por nenhum teste real, mas durante a semana foram feitos ensaios com cinco sacos de 20 quilos nos assentos e nos degraus, para ver se a estrutura suportava a pressão.

No domingo passado, no jogo entre Corinthians e Botafogo, pelo Brasileirão, as arquibancadas provisórias do setor Norte ficaram vazias. Na ocasião, as do Setor Sul receberam metade de sua capacidade.

O fato de o estádio continuar em obras obrigou o Corpo de Bombeiros a emitir diversos laudos provisórios. Agora haverá o laudo definitivo.

Nesta semana, os Bombeiros vistoriaram o estádio na segunda-feira, na quinta e nesta sexta. A vistoria foi feita em todos os setores, não apenas nas arquibancadas provisórias.

Apesar da liberação, o estádio não atingirá a capacidade prevista inicialmente de 68 mil pessoas. Na quinta-feira, a Fifa afirmou que foram vendidos apenas 61.600 ingressos para o jogo de abertura entre Brasil e Croácia. A entidade esclareceu que o estádio não diminuiu. E informou que a capacidade foi ajustada de acordo com a necessidade de transmissão de tevê e espaço para as autoridades, além do grande número de jornalistas credenciados para a partida inaugural da Copa.

ÚLTIMO ENSAIO - Neste domingo, a arena passará por outro teste bem menos rigoroso. Um jogo entre equipes juniores do Corinthians servirá como base para que a Fifa teste posicionamento das 34 câmeras e iluminação. Será um ensaio para abertura chamado "warm up". Não haverá público.