Esportes

Kerzhakov diz que Rússia tem chance de ganhar a Copa

São Paulo - O atacante Alexander Kerzhakov mostrou confiança na capacidade da Rússia em ir longe e até vencer a Copa do Mundo, competição em que a seleção nunca passou da primeira fase quando a disputou como um país independente. Remanescente da última participação russa em Mundiais, em 2002, o jogador de 31 anos é um dos mais experientes do renovado grupo convocado pelo técnico italiano Fabio Capello.

"Nós estamos nos preparando para ganhar o torneio. Todos os nossos homens atuam na Rússia e muitas pessoas de fora do país não nos conhecem. O importante é que nosso treinador sabe de nossas virtudes. Sabemos do que somos capazes e teremos êxito se todos jogarem no melhor de suas capacidades", afirmou Kerzhakov nesta sexta-feira.

Atleta do Zenit St.Petersburg, o atacante é um dos poucos do elenco com experiência de ter jogado fora da Rússia - defendeu o Sevilla entre 2007 e 2008. Capello optou por deixar de fora da lista jogadores de renome na Rússia, como Andrei Arshavin, Roman Pavlyuchenko e Pavel Pogrebnyak, fato minimizado por Kerzhakov. "Uma geração substitui a outra", afirmou o russo.

Apesar da opção do técnico, ele aprova a qualidade dos colegas. "Estamos equilibrados em todos os setores, não temos nenhum grande ponto forte, mas também nenhuma fraqueza destacada. Não temos um craque como Messi ou Cristiano Ronaldo, não dependemos disso", garantiu o parceiro de ataque de Alexander Kokorin, de 23 anos.

Integrante do Grupo H, a Rússia estreia no Mundial contra a Coreia do Sul na próxima terça, em Cuiabá, e também vai enfrentar Bélgica e Argélia. A seleção russa caiu na primeira fase em 1994 e 2002 e chegou à semifinal em 1966 quando o país fazia parte da União Soviética.

Pontos moeda