Torcedores sem ingresso entram na Arena Fonte Nova
Salvador - Faltando vinte minutos para o fim da partida entre Alemanha e Portugal, qualquer pessoa pôde entrar na Arena Fonte Nova, em Salvador. Isso aconteceu por causa de uma combinação entre a não observância do perímetro de segurança no entorno do estádio e a falta de controle do fluxo de pessoas após a abertura dos portões.
Já no primeiro jogo do estádio no torneio, na sexta-feira, entre Espanha e Holanda, o entorno do estádio não teve o perímetro de segurança de 2 km exigidos pela Fifa. De acordo com a Polícia Militar, a operação foi dificultada pelo grande número de residências em volta da Fonte Nova. Com o grande número de pessoas do lado de fora, qualquer um que se misturasse aos torcedores que saíam poderia entrar no estádio.
Nesta segunda-feira, mesmo sem ingresso, a reportagem conseguiu acompanhar as seleções de Alemanha e Portugal jogando o fim do segundo tempo e deixando o gramado nos últimos minutos da partida, que terminou com goleada alemã por 4 a 0. Ninguém assumiu a responsabilidade pela falta de controle no fluxo de entrada e saída de pessoas da Arena Fonte Nova.
Dentro do estádio, a PM disse que o controle de pessoas não é feito pela corporação, mas sim pela segurança da Fifa. Os operadores das catracas e dos portões afirmaram que esse controle só é feito na entrada dos torcedores. Os voluntários da Fifa se recusaram a dar entrevista sobre o assunto. "Não fazemos controle de saída porque o evento já acabou. Quem vai querer entrar depois do jogo?", questionou um deles.
Na procura por um superior que pudesse esclarecer melhor o assunto, os voluntários disseram ser "impossível" e orientaram que a reportagem entrasse em contato com o centro de mídia da Fifa através de e-mail.
PRÉ-JOGO - A segunda partida da Copa do Mundo disputada na Arena Fonte Nova teve uma organização melhor do que o jogo entre Espanha e Holanda. Após muitas reclamações dos torcedores sobre a falta de sinalização para os portões do estádio, havia muito mais voluntários indicando o acesso correto nesta segunda-feira.
Também era possível ver um número maior de cambistas, menos discretos do que no jogo anterior, vendendo as entradas entre R$ 200 (setor 3, mais distante) e R$ 800 (setor 1, mais próximo do campo). A procura por ingressos era muito acirrada na entrada Fonte Nova por brasileiros e estrangeiros.