Esportes

Brasileiro pentacampeão de canoa havaiana vem no Estado

Cauê Serra chega nesta sexta-feira para inaugurar uma clínica que vai ajudar remadores capixabas a se prepararem para o campeonato brasileiro, em julho, em Vitória

Atleta de canoa havaiana estará no Estado nos próximos dois dias Foto: Divulgação

Cauê Serra, um dos maiores nomes da canoa havaiana no Brasil, estará em Vitória nesta sexta-feira e sábado (25 e 26). Ele vem a convite da Associação Capixaba de Kayak e Canoa (ACKC) para ministrar uma clínica com técnicas específicas de OC6, a tradicional canoa havaiana com seis remadores.
A vinda de Cauê coincide com os preparativos para o início do campeonato brasileiro de canoa havaiana (va’a), que terá a primeira etapa em Vitória, em julho, com participação dos melhores atletas e times do Brasil. A etapa de Vitória – Capixaba Va’a Race – é classificatória para o sul-americano, no Chile, e o mundial, no Tahiti, em 2017.

Remador de va'a há 15 anos, o atleta é pentacampeão brasileiro de V1 (canoa havaiana individual sem leme) e campeão brasileiro de OC6 . Técnico da equipe Tahoe e professor no clube Hoe Mana, em Santos/SP, Cauê já participou das maiores provas de va'a no mundo, incluindo a tradicional Moloka'i Hoe (2007), com percurso que liga as ilhas de Molokai e Oahu, no Havaí.

Cauê teve importante participação também da Liberty Challenge (2012), em Nova York, e na Hawaiki Nui (2009), uma competição na Polinésia Francesa, de Huahine a Bora Bora, com três dias de duração e um percurso de 152 km.

Campeonato brasileiro em julho em Vitória

O Capixaba Va’a Race – 1ª etapa do Brasileiro de Canoa Havaiana (OC6) e 3ª etapa do Brasileiro de Canoagem Oceânica (surfski), com percursos de até 20 km, será nos dias 9 e 10 de julho, em Camburi. Haverá disputas de atletas e times de juniores (até 19 anos), másters (40 anos ou mais), super másters (50 anos ou mais), máster gold (60 anos ou mais), interbase (estreantes e atletas de diferentes categorias), paracanoagem e open, considerada a categoria de elite, que reúne os melhores remadores.

A Associação Capixaba de Kayak e Canoa (ACKC), órgão oficial de representação da canoagem capixaba junto à Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), conseguiu trazer o campeonato para Vitória em função do crescimento do esporte no Estado.
Segundo Thassia Marques, da ACKC, a canoagem capixaba vem ganhando projeção, com vários atletas e times se destacando em provas nacionais e até internacionais, o que justifica a realização de uma etapa do brasileiro no Estado.

“No ano passado realizamos o campeonato estadual na Curva da Jurema, com grande número de inscritos. Vamos para o segundo ano do Capixaba Va’a Race, agora uma etapa do brasileiro, com aval da CBCa, e acreditamos que essa visibilidade vai incentivar ainda mais o esporte no Estado”, disse Thassia.
As inscrições para o Capixaba Va’a Race estão abertas, e atletas e times disputam R$ 10.500 em prêmios.

Serviço

O que? 1ª Etapa do Circuito Brasileiro de Va’a V6 e 3ª Etapa do Circuito Brasileiro de Canoagem Oceânica (surfski)
Quando? 09 a 10 de julho de 2016
Onde? Praia de Camburi - Vitória/ES, ao lado do píer de Iemanjá
Inscrições: http://goo.gl/forms/LKNHB0ErdLQvIfHn1 

Pontos moeda