Esportes

Justiça aprova extradição de ex-presidente da Federação Peruana de Futebol

Redação Folha Vitória

Lima - A Suprema Corte do Peru aprovou nesta quinta-feira a extradição do ex-presidente da federação de futebol do país, Manuel Burga. Envolvido no escândalo de corrupção da modalidade que estourou em 2015, o ex-dirigente teve sua ida para os Estados Unidos aprovada pela Justiça local.

Burga está preso desde dezembro do ano passado, acusado de envolvimento em um esquema multibilionário de dirigentes da Fifa de pagamento de propina por ações de marketing e direitos de transmissão de torneios.

Manuel Burga foi presidente da Federação Peruana de Futebol por mais de uma década, até 2014, e negou qualquer envolvimento no escândalo. Apesar da decisão da Justiça, ele só será extraditado se o presidente do país, Ollanta Humala, também aprovar sua saída para os Estados Unidos.

Desde o momento em que foi detido de forma preventiva em dezembro de 2015, Burga teve sua extradição solicitada pelos Estados Unidos, que lidera as investigações com a ajuda da Justiça da Suíça. Dezenas de dirigentes acusados já foram extraditados para o país norte-americano.

Pontos moeda