Esportes

Linhares recebe os melhores surfistas do Brasil para a Tríplice Coroa Quebra Onda de Surf 2019

Competição tem R$150 mil em prêmios, além de passagens para Havaí e El Salvador

Foto: Divulgação

Foi dada a largada para a "Tríplice Coroa Quebra Onda de Surf 2019". Com novo formato, a competição começa neste fim de semana com provas no sábado (08) e domingo (09), envolvendo surfistas amadores. O campeonato, que terá cobertura da Jovem Pan e do jornal online Folha Vitória, poderá ser acompanhado ao vivo nos dias 14 e 16 de junho, quando se inicia a competição profissional.

Segundo Gustavo Faleiro, gerente comercial da Jovem Pan Vitória, o apoio aos eventos regionais já faz parte do DNA da Rede Vitória.  "A Tríplice Coroa, além de ser uma competição esportiva de alto nível, também envolve a participação de atrações musicais. Dessa forma, o evento está totalmente ligado ao público da Pan Vitória, que em sua grande maioria, é composto por jovens ligados ao esporte e a saúde".

Faleiro também destaca a revitalização ambiental no local após a tragédia de Mariana, que afetou diretamente o Rio Doce e, consequentemente, as praias de Linhares. "A região de Povoação, por exemplo, é reconhecida pela grande beleza natural. Um evento desse porte é uma grande oportunidade para os capixabas e turistas de todo o Brasil conhecerem a região e desfrutarem de belíssimas praias e ótimas ondas".

Novas etapas

As próximas etapas acontecem nas praias de Pontal do Ipiranga no mês de agosto e em Regência no mês de outubro. O circuito é organizado pela ASL - Associação de Surf de Linhares, em conjunto com a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, e com apoio da Fundação Renova.

Uma das novidades deste ano é a premiação. A categoria profissional vai premiar com 40 mil reais por etapa, e o vencedor do circuito ganha uma passagem para a alta temporada havaiana. Nas categorias amadoras, a novidade é a inclusão dos Gromets (até 12 anos), Junior (sub 17) e Kahuna (acima de 45 anos). Os campeões do circuito das categorias Regional, Open e Master, ganham viagem para El Salvador.

Surfistas profissionais

Entre os surfistas, Kristyan Kymerson defende o título. Junto dele, é esperado a presença de vários atletas que competem no circuito brasileiro e internacional, como Rafael Teixeira, Lysandro Leandro, Raoni Monteiro, Hizunome Bettero e Heitor Alves entre grandes, na disputa pelo prêmio e melhor colocação no ranking brasileiro. E foi através do título de campeão brasileiro pela Abrasp, que Krystian conseguiu a tão sonhada vaga para a disputa do mundial que acontecerá em Saquarema este ano.

Serviço

TRÍPLICE COROA QUEBRA ONDA DE SURF
Local: Praia de Povoação - a partir das 8h 
Datas: 08 e 09 de Junho – Amadores / 14 a 16 de Junho - Profissional

Transmissão ao vivo

Além do aumento da premiação, o evento contará com uma grande estrutura e terá transmissão ao vivo no Folha Vitória, e flashes na Pan Vitória.

Em 2019, a disputa salta para o nível 5A da Abrasp (Associação Brasileira de Surf Profissional) e da Fesurf (Federação Capixaba de Surf|). A primeira etapa é em formato festival, com show de surfe na praia e apresentações musicais na vila. 

Pontos moeda