Esportes

Time brasileiro de natação é um dos favoritos em Lima 2019

Após Troféu Maria Lenk, 36 nomes foram definidos para representar o país nos Jogos Pan-Americanos. Equipe pode liderar quadro de medalhas

Foto: Divulgação oficial/ Jogos Pan- Americanos de 2019

Com 36 atletas, o Brasil terá um time forte e capaz de liderar o quadro de medalhas na natação dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. A equipe brasileira foi definida após o Troféu Brasil Maria Lenk, competição de verão nacional da modalidade.

O torneio aconteceu em abril deste ano, no qual também foram selecionados os nomes para a disputa do Campeonato Mundial de Natação, que termina pouco antes do início do Pan. Os jogos de Lima começam em 26 de julho.

Historicamente, o Brasil se destaca na modalidade nos Jogos. Na última edição (Toronto 2015), os atletas brasileiros ficaram atrás somente dos norte-americanos no quadro geral de medalhas, o que se repete desde o Pan de 1999, quando os esportistas brasileiros ficaram em terceiro no quadro geral de medalhas da natação.

Melhores atletas brasileiros

Entre os destaques do time brasileiro estão Marcelo Chierighini, Bruno Fratus e Etiene Medeiros. Os três atletas participarão do Pan 2019 como grande esperança de medalhas para o Brasil.

Nos 100 m livre masculino, Chierighini fez o terceiro melhor tempo do mundo quando competiu no Troféu Brasil. Em 2017, ele foi vice-campeão no Mundial de Budapeste (4x100 m nado livre). Desde 2013, foi o finalista em vários eventos internacionais, incluindo a Rio 2016, três Mundiais e Toronto 2015.

Etiene Medeiros é a primeira mulher a conquistar a medalha de ouro individual em um Mundial e nos Jogos Pan-Americanos. A nadadora de 28 anos chegou ao primeiro lugar mundial em Doha 2014, em que quebrou o recorde histórico nos 50 m de costas. No Pan de 2015 (Toronto), Etiene venceu na categoria individual 100 m costas.

Bruno Fratus conseguiu duas medalhas de prata no Mundial de 2017. Recentemente, foi campeão na etapa em Mônaco do Mare Nostrum, estabelecendo o recorde para a os 50 m livre: 21s31.

Atletas da natação que estarão no Pan 2019:


Mulheres


Etiene Medeiros

Giovanna Diamante

Larissa Oliveira

Daynara de Paula

Viviane Jungblut

Fernanda de Goeij

Manuella Lyrio

Maria Luiza Pessanha

Aline Rodrigues

Gabrielle Roncatto

Bruna Leme

Ana Marcela Cunha

Lorrane Ferreira

Jhennifer Conceição

Pamela Souza

Maria Eduarda Sumida

Camila Lins Melo


Homens


Vinicius Lanza

Marcelo Chierighini

Bruno Fratus

Caio Pumputis

Guilherme Costa

Fernando Scheffer

Miguel Leite Valente

Brandonn Almeida

Guilherme Guido

Felipe Lima

João Luiz Gomes Jr.

Diogo Villarinho

Breno Correia

Pedro Spajari

Gabriel Santos

Luiz Altamir Melo

João de Lucca

Leonardo Santos

Treinadores


Alberto Silva - Pinheiros

Paulo Augusto - Corinthians

Fernando Vanzella - Sesi-SP

André - Pinheiros

Sérgio Marques - Minas Tênis Clube

Brett Hawke - Minas Tênis Clube

Fonte: CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos)

Com informações do Portal R7.com

Pontos moeda