Esportes

Velejador capixaba de 13 anos disputa Campeonato Europeu na França

Miguel Machado, de 13 anos, é um dos destaques da vela brasileira na classe Optimist

Foto: Divulgação

O jovem Miguel Machado, de apenas 13 anos, começa nesta segunda-feira (24), a disputa pelo Campeonato Europeu de Vela da Classe Optimist, que acontece na França. O atleta capixaba é um dos destaques da seleção brasileira na categoria. A competição acontece até o dia 29 de junho.

A vaga para mais uma competição internacional, terceira do atleta, foi garantida em Vitória, durante a seletiva de vela, realizada em fevereiro. “Poder ter competido em casa foi muito bom. Apesar do pouco vento nos dias de seletiva, a competição foi muito concorrida, mas garanti a vaga pro Europeu que começa no próximo sábado”, disse Miguel.

O velejador divide a rotina dos estudos, onde cursa o 8º ano integral, com os treinamentos aos finais de semana, além de uma rotina de acompanhamento com nutricionista, preparador físico, psicóloga do esporte, e tudo com supervisão dos pais Renato e Flávia Machado. “Acompanhamos de perto o Miguel, damos todo o suporte necessário que ele precisa. Incentivamos a prática do esporte pois acreditamos ser uma preparação para a vida, com vitórias, derrotas, desafios, superação e frustrações”, ressalta a mãe do velejador, Flavia Machado.

Para o campeonato que começa nesta semana, as expectativas são boas. “O nível técnico do Europeu é muito alto, tem ótimos velejadores, mas me preparei e espero poder fazer uma boa competição. Estou na torcida para que o vento entre”, disse Miguel.

Pontos moeda