Esportes

Capixabão de seleções de beach soccer 2022 começa neste fim de semana

Com 32 equipes, separadas em adultos masculino e feminino, máster e sub 17 masculino e feminino, a competição ocorre em todos os finais de semana deste mês

Foto: Laila Pecorari

O Maior Torneio de Beach Soccer do Brasil está de volta às areias! A Federação Capixaba de Beach Soccer (FECABES) anunciou o 22º Campeonato Estadual Banescard Visa de Seleções de Beach Soccer 2022, na Praia da Costa, em Vila Velha. 

Com a participação de 32 equipes, separadas em adultos masculino e feminino, máster e sub 17 masculino e feminino, a competição ocorre em todos os finais de semana do mês de julho.

Em junho, nos dias 16, 18 e 19, a FECABES organizou a Copa Sul e a Seletiva Centro, além de uma repescagem para todas as regiões (Norte, Sul e Centro). As seleções do Norte já haviam disputado a Copa Norte, em janeiro deste ano, em Conceição da Barra.

FEMININO

As equipes semifinalistas em 2021 já estavam garantidas no Estadual Banescard Visa. São elas: Vitória, Vila Velha, Cariacica e Afonso Cláudio. Se juntaram a elas, as seleções classificadas na seletiva e na repescagem. Confira como ficaram os grupos e a tabela do grupo.

Foto: Divulgação

Campeã pela Seleção de Vitória em 2021, a treinadora Rose Andrade fez algo inédito: classificou duas seleções para o Estadual. Com a base do São Pedro Beach Soccer, campeão brasileiro feminino em 2022, Rose reeditou a parceria com a Prefeitura de Vitória. Porém, com grande número de atletas no elenco, montou uma equipe B para representar Linhares.

“Temos muitas meninas treinando e não conseguiríamos colocar todas em um time e quem treina quer jogar. Então fizemos essa parceria com Linhares, com as meninas que não estariam na Seleção de Vitória, elas toparam e nos classificamos logo na seletiva”, explicou.

Leia também: Capixaba Richarlison vai jogar pelo Tottenham na próxima temporada, afirma jornalista

No sorteio, as duas seleções caíram no mesmo grupo. Então, as atletas que treinam juntas diariamente jogarão umas contra as outras, na segunda rodada da fase de grupos. E a treinadora das seleções falou sobre a rivalidade, sadia, entre as equipes.

“[A rivalidade] já começou. No próprio treino, a gente divide para o coletivo, e elas já estão super motivadas e a intenção é que classifique as duas pra semifinal, mesmo caindo na mesma chave. Mas, a ideia é que a gente consiga sonhar até com uma final entre as duas, porém, esse sonho, o campeonato que vai dizer”, contou.

Foto: Reprodução
Rose Andrade e seu marido, João Bernardes, são técnica e auxiliar das seleções de Linhares e Vitória

MASCULINO

Já classificadas, Anchieta, Vila Velha, Vitória e Marechal Floriano, se juntaram as outras quatro seleções (Colatina, Viana, Rio Novo do Sul e Cariacica) e formaram as oito classificadas para o 22º Campeonato Estadual Banescard Visa de Seleções de Beach Soccer 2022. Confira os grupos e a tabela da competição.

Foto: Divulgação

O goleiro remanescente da equipe campeã em 2021, Filipe Chagas, contou sobre os preparativos de Anchieta na busca pelo Bicampeonato Estadual, na equipe base que disputou a Taça Brasil, no Nordeste.

Foto: João Vital

“A preparação está ótima, estamos todos focados e empenhados para esse campeonato. É uma responsabilidade grande manter esse título para a cidade e vamos com dar uma mesclada com a garotada nova que está chegando bem e forte. Mostramos isso na Taça Brasil, que ficamos o terceiro lugar”, falou.

Filipe mostrou também preocupação com as equipes da Grande Vitória que chegam com favoritismo, segundo o goleiro, e podem tirar a hegemonia de Anchieta.

“Cariacica e Vila Velha com certeza sempre vem forte [nos Campeonatos Estaduais], e Marechal Floriano. A Seleção que pode nos surpreender é Rio Novo do Sul, que tem uma equipe jovem, com pratas da casa, e com certeza, farão uma excelente competição”, disse.

SUB 17 E MASTER

Pela primeira vez, na recente criada Federação, as categorias Master (para maiores de 40 anos) e sub 17 serão contemplados com campeonatos oficiais.

No Master, quatro equipes fazem um jogo por dia, todos contra todos, para definir o campeão. As seleções de Anchieta, Marechal Floriano, Vila Velha e Vitória se enfrentam em formato de pontos corridos para descobrir quem é a melhor equipe de jogadores +40 no Beach Soccer Capixaba.

Foto: Divulgação

Já no sub 17, as seleções dão lugar aos projetos esportivos. Oito clubes no masculino e quatro no feminino disputam a competição. 

No masculino, a primeira colocada de cada grupo disputa a final, enquanto os segundos disputam a decisão de terceiro lugar, marcados para o dia 23 de julho, a partir das 16h30. 

No feminino, a disputa ocorre como no master, por pontos corridos e chave única. Confira a tabela e os grupos da competição.

Foto: Divulgação

TRANSMISSÃO

O 22º Campeonato Estadual Banescard Visa de Seleções de Beach Soccer 2022 terá transmissão da FECABES TV, canal da Federação no YouTube (acesse clicando aqui). Além da fase de grupos, o canal da Federação vai transmitir duas semifinais (uma masculina e outra feminina) e as decisões de terceiro lugar.

“Nós tivemos a oportunidade de ter um jogo ao vivo no passado e o retorno foi muito gratificante pra nós. Dentro da TV Capixaba, encontramos um espaço muito bacana com pessoas que querem incentivar o esporte capixaba”, contou Marquinhos, presidente da Federação Capixaba de Beach Soccer.

Ele ainda convocou os amantes do Beach Soccer a estarem presentes na arena montada na Praia da Costa, em Vila Velha, bem como para acompanhar o Estadual Banescard Visa através do streaming e das redes sociais da Federação.

“Convocamos também os prefeitos e secretários de esporte para conhecerem o Campeonato Estadual Banescard Visa de Seleções, para verem o Beach Soccer e investirem cada vez mais nesse esporte”, finalizou.

Pontos moeda