Esportes

Dupla de zaga do Brasil completa 26ª partida invicta

Redação Folha Vitória

Teresópolis - Em outubro de 2011, David Luiz e Thiago Silva ainda não estavam consolidados como os titulares absolutos da seleção brasileira que agora são na disputa da Copa do Mundo, mas foi ali que deram o primeiro passo de uma impressionante invencibilidade que alcançou a marca de 26 partidas nesta sexta-feira, quando a equipe derrotou a Colômbia por 2 a 1 e se classificou para as semifinais do Mundial.

Desde aquele triunfo por 1 a 0 sobre a Costa Rica em San Juan, definido com um gol de Neymar, a seleção passou por troca de técnico - Mano Menezes foi substituído por Luiz Felipe Scolari - e conquistou o título da Copa das Confederações no ano passado, em uma importante campanha para o Brasil resgatar o papel de protagonista no futebol mundial. E tudo isso foi realizado com a presença da dupla formada por Thiago Silva e David Luiz, que está superando números de zagueiros com passagens marcantes pela seleção nos anos 2000, como Lúcio, Roque Junior, Juan e Edmilson.

Até o jogo desta sexta-feira, porém, Thiago Silva e David Luiz nunca haviam sido tão decisivos. E não só por parar o badalado setor ofensivo da Colômbia, autor de 11 gols nas quatro primeiras partidas da Copa e que conta com o artilheiro da competição, James Rodríguez, agora com seis gols, após converter pênalti durante o segundo tempo do jogo no Castelão.

Thiago Silva e David Luiz fizeram mais. Foi do capitão o gol que abriu o caminho para a vitória da seleção, marcado aos seis minutos do primeiro tempo, após cobrança de escanteio. Depois, aos 22 da etapa final, David Luiz marcou pela segunda partida seguida, dessa vez ao fazer um belo gol de falta.

Assim, assumindo a tarefa que costuma ser dos atacantes, mas também brilhando na defesa, Thiago Silva e David Luiz levaram o Brasil para a semifinal de Copa após 12 anos e atingiram a 26ª partida de invencibilidade juntos. O 27º jogo, porém, vai ficar para a decisão ou a disputa do terceiro lugar do Mundial, pois Thiago Silva está suspenso da semifinal contra a Alemanha na próxima terça-feira. Dante é o favorito para substituir o capitão no Mineirão.

Pontos moeda