Esportes

Brasil tem dia perfeito e começa o Pan com 12 vitórias no tênis de mesa

Redação Folha Vitória

Toronto - O Brasil começou muito bem as competições de tênis de mesa dos Jogos Pan-Americanos. Neste domingo foram realizados os primeiros confrontos por equipes, ainda pela fase de grupos, e as seleções masculina e feminina fecharam o dia com 100% de aproveitamento, com quatro vitórias. Em 12 jogos no total, foram 12 vitórias.

No feminino, o País não vai ao pódio desde o Pan de 1999, em Winnipeg (Canadá), e só soma duas medalhas de bronze em toda a história dos Jogos. Em Toronto, a tendência é fazer uma campanha histórica.

Por equipes, o time treinado por Hugo Hoyama começou vencendo o Peru por 3 a 0 e depois passou por Cuba pelo mesmo placar. Como o grupo tem três componentes, o Brasil já está garantido nas quartas de final.

Lin Gui (129.ª colocada do ranking mundial) fez dois jogos e venceu ambos. Ligia Silva (178.ª) e Caroline Kumahara (154.ª) foram à mesa uma vez cada e também venceram. Nas duplas, o Brasil jogou uma vez com Carol/Lígia, outra com Lígia/Gui Lin. Também só colecionou vitórias.

"Foi dentro do esperado, não pelo resultado, mas pela forma como elas jogaram. Sabia que o começo de cada uma seria mais difícil por ser a estreia, mas todas foram bem. Dá motivação para que elas possam entrar bem nas quartas e se aproximar do nosso objetivo", comentou Hoyama.

MASCULINO - Entre os homens, o dia também foi perfeito, com vitórias por 3 a 0 sobre o Equador e os Estados Unidos. Assim como no feminino, o time também foi revezado, de forma que só Hugo Calderano (76.º) fez duas partidas de simples. Thiago Monteiro (141º) e Gustavo Tsuboi (55.º) jogaram uma vez cada. Mas nos jogos de duplas a parceria foi Thiago/Gustavo.

A equipe masculina do Brasil também já está nas quartas de final, que serão na segunda-feira. A disputa por medalhas é na terça e os brasileiros entram como favoritos ao tricampeonato consecutivo. As disputas individuais, que classificarão os campeões individuais para os Jogos Olímpicos Rio 2016, começarão na quarta-feira.

Pontos moeda