Esportes

Britânico vence etapa e belga amplia vantagem na liderança da Volta da França

Redação Folha Vitória

Lac de Payolle, França - O britânico Steve Cummings venceu nesta sexta-feira a sétima etapa da Volta da França, que acabou ficando marcada pelo bizarro desabamento do arco inflável que marca o quilômetro final do percurso. Ele marcou o tempo de 3h51min58 para completar o percurso de 162,5 quilômetros entre Jourdain e Lac de Payolle. Já o belga Greg van Avermaet ampliou ligeiramente a sua liderança.

Adam Yates, um ciclista britânico da equipe Orica, foi atingido pelo arco e cruzou a linha de chegada com o queixo sangrando. "Ele estava sozinho quando aconteceu. Ele não pôde frear, deu uma cambalhota e caiu sobre o seu rosto", disse o diretor esportivo da Orica, Laurenzo Lapage.

Van Avermaet manteve a camiseta amarela, destinada ao líder da classificação geral, conquistada há dois dias. A sua vantagem é de 6min36 para o francês Julian Alaphilippe e de 6min38 para o espanhol Alejandro Valverde. Já Thibaut Pinot, principal esperança da França, ficou para trás, a 9min39 do líder.

O britânico Chris Froome e o colombiano Nairo Quintana terminaram no pelotão principal a primeira etapa nos Pirineus e estão a 6min42 do primeiro colocado, em quinto e sexto lugares, respectivamente. O espanhol Alberto Contador está em 22º , a 8min03, enquanto o italiano Vincenzo Nibali ocupa a 38ª colocação, a 13min16, tendo recuperado um pouco do tempo perdido para os principais concorrentes após terminar a etapa na quarta posição, logo à frente do detentor da camiseta amarela.

Froome, Quintana e outros ciclistas tiveram que levantar o arco e passar com suas bicicletas por baixo dela. O sul-africano Daryl Impey terminou em segundo e o espanhol Daniel Navarro cruzou em terceiro lugar, ambos a 1min05 de Cummings.

Todos os 198 ciclistas inscritos na disputa iniciaram o estágio desta sexta-feira, na primeira vez desde que o pelotão inicial segue na disputa na sétima etapa nas 103 edições da Volta da França.

Após conquistar a terceira vitória um dia antes, Mark Cavendish participou de uma fuga no início, juntamente com o campeão mundial Peter Sagan. Depois que esse grupo foi alcançado pelo pelotão, um grupo de 29 ciclistas, com Van Avermaet e Vincenzo Nibali, o vencedor da Volta da França de 2014, estabeleceu uma vantagem de cinco minutos.

Depois, Cummings atacou primeiro e seguiu solitário até o cume, mantendo uma vantagem confortável no que se seguiu - uma descida de alta velocidade e uma leve subida até a linha de chegada. Assim, o companheiro de Cavendish na equipe Dimension Data assegurou a vitória - no ano passado, ele também ganhou uma etapa da Volta da França.

A competição prossegue nos Pirineus nos próximos dois dias. A oitava etapa será neste sábado, sendo considerada uma das mais desafiadoras por causa de quatro grandes subidas. Os ciclistas vão percorrer um percurso de 184km entre Pau e Bagneres-de-Luchon.

Pontos moeda