Esportes

Moraes diz que SP cedeu mil policiais para RJ e garante segurança no Rio-2016

Redação Folha Vitória

Rio - O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, informou que o Estado de São Paulo cedeu mais mil homens da Polícia Militar para reforçar a segurança da Olimpíada, no Rio de Janeiro. Mais cedo, a Secretaria Nacional de Segurança Pública havia divulgado que o número de agentes da Força Nacional que atuarão no Rio caiu dos 9,6 mil previstos para 5 mil. Moraes não explicou se esses mil agentes de São Paulo já haviam sido contabilizados ou se a Força Nacional terá, no total, 6 mil policiais durante os Jogos.

"Não comento efetivo de operações. Garanto que temos efetivo suficiente para a realização das funções que nos foram atribuídas: segurança interna, segurança patrimonial e segurança perimetral. As escalas da Força Nacional são suficientes. Eu acompanhei pessoalmente isso desde que assumi. Pedi ao governador Geraldo Alckmin mais mil homens da PM de São Paulo que chegarão dia 20 para que haja absoluta tranquilidade em relação à Força Nacional", afirmou Moraes. Por causa da crise financeira dos Estados, alguns governadores desistiram de enviar policiais ao Rio.

No projeto inicial, parte dos agentes da Força Nacional faria o controle de acesso dos portais de raio x. Essa função ficará agora a cargo de seguranças terceirizados contratados pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos. Foram criados 1,2 mil postos de trabalho, preenchidos em sistema de escala. O contrato foi assinado na sexta-feira passada.

Moraes disse ainda que a crise na segurança pública do Rio não o preocupa. "Todos os problemas que surgiram nos últimos 30 dias foram solucionados, está solucionada com a transferência dos recursos que chegaram ao Estado do Rio. Ontem [segunda] foi pago para todos os policiais metade dos salários de maio. Amanhã serão pagos os salários de junho e as horas extras atrasadas", afirmou o ministro.

Pontos moeda