Esportes

Times capixabas brilham e conquistam medalhas para o Brasil na França

O handebol do Colégio Castro Alves levou o ouro e o futsal do Centro Educacional Mundo Moderno conquistou a prata. O Brasil também levou a prata no vôlei masculino, com escola do DF

Em uma partida disputada ponto a ponto com a França, com direito a gol no último segundo e prorrogação, o time do Castro Alves suou a camisa e conseguiu levar a melhor sobre os anfitriões franceses Foto: Divulgação

Os dois times capixabas que participam dos Jogos Mundiais da Fisec, em Beauvais, na França conquistaram medalhas para o Brasil. O handebol do Colégio Castro Alves levou o ouro e o futsal do Centro Educacional Mundo Moderno conquistou a prata. 

Em uma partida disputada ponto a ponto com a França, com direito a gol no último segundo e prorrogação, o time do Castro Alves suou a camisa e conseguiu levar a melhor sobre os anfitriões franceses com o placar de 36 a 32.  O técnico Eduardo Palaoro destacou a emoção em ganhar um título mundial.  "Ganhar um mundial é uma emoção inexplicável. Conseguir chegar até aqui, jogar contra um super time e ainda ser campeão, honrando a camisa do Brasil, é incrível. Estou muito feliz. Muitos dos nossos atletas foram campeões estaduais, brasileiros, sul-americanos e, agora, são campeões mundiais. Esses meninos merecem", ressaltou, emocionado. 

O futsal do Centro Educacional Mundo Moderno acabou perdendo para o time da Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima, do Distrito Federal, por 6 a 2, e ficou com a prata. "É claro que queríamos o ouro, mas sabemos que lutamos até o fim. O fato de estar num mundial e levar uma medalha para casa é muito gratificante. Além disso, quem foi campeão foi o Brasil, então, nós também somos vencedores", disse Jeanio Pelissari, técnico da equipe. 

Os resultados do Espírito Santo foram destacados pelo presidente da Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade), Lidimar Marquez, que está acompanhando os atletas na competição. "Os times do Espírito Santo representaram o Brasil de forma grandiosa. Lutaram até o fim e conquistaram as medalhas. Esses resultados são muito importantes para destacar o trabalho do esporte escolar realizado no Estado e para a formação desses jovens", ressaltou Marquez.

O Brasil também levou a prata no vôlei masculino, pela Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima (DF), e o bronze no vôlei feminino pelo Colégio Dom Bosco, do Tocantins. Com o resultado, o Brasil sai da França tendo conquistado medalhas em todas as modalidades disputadas no evento. 

Sobre os Jogos Mundiais da Fisec

Conhecidos também como Jogos da Fraternidade, os Jogos Mundiais da Fisec acontecem de 08 a 14 de julho e têm como palco a cidade francesa de Beauvais. O evento reúne cerca de mil atletas de 14 a 17 anos, de 20 países. Convocados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) a delegação do Brasil conta com 70 pessoas entre atletas e equipe técnica nas modalidades de vôlei, handebol e futsal.

Resultados da delegação brasileira 
Ouro- Futsal B: Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima (DF) 
Ouro- Handebol: Colégio Castro Alves (ES) 
Prata - Futsal A: Centro Educacional Mundo Moderno (ES) 
Prata- Vôlei masculino: Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima (DF) 
Bronze - Vôlei feminino: Colégio Dom Bosco (TO)