Esportes

Ciclistas incentivam a prática do esporte em Guarapari

Com elo de irmandade e muito foco nos treinos, a equipe “Guarapari Race Team” (GRT) cresce e divulga os benefícios da prática do esporte

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
Mulheres e homens fazem parte do ciclismo.

Com um elo de irmandade, e muito foco nos treinos, a equipe “Guarapari Race Team” (GRT), cresce e incentiva cada vez mais a prática do ciclismo em grupo. Homens e mulheres se reúnem diariamente e pedalam no mínimo 50 quilômetros de distância, o que equivale a aproximadamente, 1h30 de treinamento.

Engana-se quem acha que pedalar não é para iniciantes, o diretor do GRT, Luis Antônio de Paula, 54, conhecido como “Bié”, explica que há um esquema para que os novatos no ciclismo se sintam aptos à prática. “Quem começa no ciclismo, já tem uma certa intimidade com a bike. Recomendo que os novos atletas do esporte tenham sempre os equipamentos de proteção, adquiram uma bicicleta ideal ao biotipo, roupas de segurança e bermuda acolchoada”.

Segundo Luis, o percurso é pensado de um jeito que favoreça os novatos. “No trajeto, o atleta que tem mais experiência sempre vai a frente, para abrir vento; o iniciante, fica em último para aproveitar o vácuo, que facilita o pedal”, explica o ciclista que é Tricampeão Capixaba de Ciclismo de Estrada.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
Luis é diretor da Equipe GRT e coleciona diversos prêmios no esporte.

Com o currículo cheio de prêmios, Luis destaca que os perrengues na estrada existem, mas o desafio, deixa a prática ainda mais atraente. “Subidas e descidas são sempre grandes desafios. Aqui em Guarapari, a região de Buenos Aires é a que mais oferece esses obstáculos. Além disso, a falta de respeito no trânsito é um grande problema. Outro detalhe que ocorre são os pneus furados, mas sempre carregamos equipamentos conosco”.

A Equipe GRT está disposta a agregar mais atletas ao time. Para quem tiver interesse em participar, o grupo têm feito pedaladas, em menor quantidade de pessoas. O telefone para contato é o (27)99955-3662 ou pelo Instagram @equipegrt. O ponto de partida das pedaladas acontecem no posto de combustível Esplanada, em Guarapari, e os passeios em grupo, na maioria das vezes, acontecem no período noturno.

8 benefícios do Ciclismo:

1- Emagrecimento;

2- Melhora de resistência muscular;

3- Desenvolvimento do bem-estar;

4- Aumento de fôlego;

5- Redução de colesterol;

6- Regula a pressão arterial;

7- Auxilia na criação de novos relacionamentos;

8- Melhora a circulação sanguínea.

Texto: Larissa Ramos

Pontos moeda