Esportes

Katinka Hosszu celebra 1ª medalha olímpica: 'Trabalhei 7 anos por isso'

Redação Folha Vitória

Rio -

A nadadora húngara Katinka Hosszu coroou sua carreira, finalmente, com uma medalha olímpica. Aos 27 anos, ela tem no currículo cinco medalhas de ouro e quatro de bronze em Mundiais, mas faltava quebrar a escrita nos Jogos Olímpicos. "Eu trabalhei sete anos para isso. Vim para o Rio para me divertir e dar o meu melhor", avisou a húngara após conquistar o ouro e ainda quebrar o recorde mundial nos 400 metros medley.

Chamada de "Dama de Ferro", ela tirou um grande peso das costas com essa conquista no Rio de Janeiro. "Foi uma longa jornada para chegar aqui. Em 2012, depois de terminar minha faculdade, achava que Londres seria minha última chance e tive medo de não ganhar. Depois começamos a trabalhar para chegar aqui. Estava um pouco preocupada. Não foi uma situação muito diferente de Londres. Mas sei que posso nadar mais rápido, e isso me motiva", confessou a nadadora.

Ela marcou 4min26s36 e derrubou em mais de dois segundos o antigo recorde da chinesa Ye Shiwen, que foi conquistado nos Jogos de Londres-2012. "Muitos achavam que a pressão pesaria para mim, mas nadar é o que eu gosto de fazer", festejou ao falar sobre sua nova marca pessoal.

"Nos últimos quatro anos eu me preparei para isso. Não parei um só dia. Foram quatro anos duros, mas tenho dado grandes passos, sempre melhorando minhas marcas. Estou em 4min26s. Os 4min28s da manhã foram muito bons, e queria manter. 4min26 foi impressionante", declarou.

Pontos moeda