Esportes

Norte-americana vence e dá primeiro ouro ao país no triatlo; brasileira é 40ª

Redação Folha Vitória

Rio -

Potência nos mais diversos esportes, os Estados Unidos viu cair neste sábado um raro jejum de ouro em uma modalidade olímpica. Pela primeira vez na história dos Jogos, o país venceu uma disputa no triatlo. Gwen Jorgensen foi a responsável pelo feito na prova disputada no Rio.

Campeã mundial em 2014 e 2015, Jorgensen ganhou espaço no cenário do triatlo nos últimos anos e chegou ao Rio como uma das candidatas ao ouro. Confirmou esta condição neste sábado e deu aos Estados Unidos apenas sua segunda medalha olímpica na modalidade - em Atenas-2004, Susan Williams foi bronze.

Jorgensen terminou a prova com o tempo de 1h56min16s, com vantagem até confortável para a segunda colocada. A suíça Nicola Spirig Hug, ouro em Londres-2012, desta vez teve que se contentar com a prata, após cravar 1h56min56s. O bronze foi para a britânica Vicky Holland, com 1h57min01.

Para faturar o ouro, Jorgensen precisou mostrar toda sua força na corrida. A norte-americana não figurava nem entre as 20 primeiras na primeira transição, do nado para o ciclismo. Na segunda, da bicicleta para a corrida, subiu para a quarta colocação, e só então disparou para assumir a ponta e vencer.

Caminho oposto ao da única brasileira na prova, Pamella Oliveira, que foi somente a 40.ª colocada neste sábado, com o tempo de 2h04min03. Ela terminou bem a parte do nado e figurava na terceira colocação quando começou o ciclismo. Ao deixar a bicicleta, já era a 26.ª, e daí para frente foi caindo de posição.

Pontos moeda