Esportes

FPF diz que subsídio se destina a ajudar os clubes e nega objetivos eleitorais

A Federação Paulista de Futebol (FPF) afirmou nesta quinta-feira, por meio de sua assessoria, que o dinheiro distribuído para os clubes a ela filiados é um investimento financeiro para incentivar o fomento do futebol do Estado e não têm fins políticos nem eleitorais.

No primeiro mandato de Reinaldo Carneiro Bastos à frente da entidade foram direcionados aos clubes R$ 53,4 milhões.

"É um subsídio para a realização de campeonatos, compra de ingressos para levar mais torcedores aos estádios, cotas por participação e premiação aos clubes vencedores", disse a entidade por meio de nota.

A verba também é utilizada para cobertura de despesas como o custeio de controle de dopagem, arbitragem nas categorias de base e de campeonatos das divisões menores, como a Série A3 e Segunda Divisão, cujas receitas geradas não são suficientes para cobrir os gastos.

De acordo com a federação, o aumento da verba de subvenção no primeiro período da administração reeleita nesta quinta-feira, em 120% em relação a último ano em que Marco Polo Del Nero esteve na presidência - deixou o cargo em abril de 2015 e Carneiro Bastos o sucedeu -, faz parte da política de subsidiar torneios que organiza e gerar mais dinheiro para os clubes. Para isso, nos últimos anos a receita das equipes referente a cotas de patrocínio e transmissão de jogos cresceu de 40%.

Pontos moeda