CORONAVÍRUS

Esportes

Atividades aeróbicas em academias de municípios em risco moderado são liberadas

Entre as atividades liberadas nesses espaços estão esteira, bicicleta ergométrica, simulador de escada, natação e dança. Atividade coletivas seguem proibidas

Rodrigo Araújo

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/ Blog Corrida de Rua

As atividades aeróbicas individuais, realizadas nas academias de ginástica dos municípios capixabas classificados como de risco moderado para o novo coronavírus, foram liberadas pelo governo do Estado. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa, realizada no início da noite desta quinta-feira (06).

Entre as atividades liberadas nesses espaços estão esteira, bicicleta ergométrica, simulador de escada, natação e dança. Nos demais municípios — classificados como de risco baixo e alto, de acordo com a matriz de risco elaborada pelo governo estadual — não houve alterações.

A secretária estadual de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, ressaltou, no entanto, que as atividades coletivas e que exigem o contato físico continuam proibidas nas academias. "Não são possibilitados ainda jogos, encontros de corpos. A distância exigida é de quatro metros entre os usuários da prática esportiva. Então se temos uma escolinha de dança, por exemplo, ela poderá realizar atividades aeróbicas, contanto que ela faça delimitação de área para aquele aluno, para que não haja esse encontro de pessoas, essa respiração mais ofegante que a atividade aeróbica proporciona", destacou a secretária.

Restaurantes

Durante a coletiva de imprensa, o governador Renato Casagrande anunciou também as medidas de flexibilização de funcionamento dos restaurantes, inclusive os localizados em shopping centers, conforme a classificação de risco de cada município.

>> Retomada: lojas de shoppings já podem abrir aos sábados e restaurantes aos domingos. Veja os horários!

>> Comércio volta a funcionar aos sábados na Grande Vitória; restaurantes podem abrir todos os dias da semana

Para as cidades classificadas como risco baixo e moderado, esses estabelecimentos poderão funcionar todos os dias da semana. A diferença é que, nos município de risco baixa, não há restrição de horário. Nos de risco moderado, o funcionamento poderá ocorrer até as 18 horas. Já nos municípios classificados como risco alto, o funcionamento dos restaurantes poderá ocorrer de segunda a sábado, também até as 18 horas.

Casagrande explicou que o motivo de os restaurante não poderem funcionar até mais tarde nos municípios de risco moderado é o risco de haver aglomerações dentro desses estabelecimentos.

"À noite boa parte dos restaurantes se transforma em restaurante e bares — é natural isso — e há uma aglomeração muito grande de pessoas. E é essa aglomeração que causa a transmissão. Então vamos dar um passo de cada vez, para que a gente vá com segurança, que é fundamental para que a gente não tenha que retroceder nessas medidas", ressaltou o governador.

CLASSIFICAÇÃO DOS MUNICÍPIOS

Ao todo, 22 municípios capixabas estão classificados em Risco Baixo, outros 46 estão em Risco Moderado e dez em Risco Alto.

RISCO ALTO: Águia Branca, Anchieta, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Colatina, Ibiraçu, Mucurici, Presidente Kennedy, São Gabriel da Palha e Vila Valério.

RISCO MODERADO: Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Aracruz, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guarapari, Ibitirama, Iconha, Itaguaçu, Itapemirim, Iúna, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Montanha, Nova Venécia, Pancas, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Leopoldina, São Domingos do Norte, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

RISCO BAIXO: Água Doce do Norte, Apiacá, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Brejetuba, Conceição do Castelo, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Irupi, Itarana, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Marilândia, Muniz Freire, Muqui, Pedro Canário, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Vila Pavão.

MEDIDAS PARA MUNICÍPIOS EM RISCO BAIXO

Foto: Governo do Estado

MEDIDAS PARA MUNICÍPIOS EM RISCO MODERADO

Foto: Governo do Estado

MEDIDAS PARA MUNICÍPIOS EM RISCO ALTO

Foto: Governo do Estado


Pontos moeda