• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Arábia Saudita produz mais de 10 milhões de bpd de petróleo pelo 6º mês seguido

Esportes

Arábia Saudita produz mais de 10 milhões de bpd de petróleo pelo 6º mês seguido

Nova York - A Arábia Saudita continua a produzir grandes volumes de petróleo bruto em 2015 e mantém sua política de priorizar a participação no mercado global, em detrimento do aumento de receitas. Em agosto, o país extraiu 10,3 milhões de barris por dia, o que significa que a produção saudita superou 10 milhões de barris por dia por seis meses consecutivos.

De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), essa é uma forte indicação de que o país não está disposto a voltar atrás sobre os pedidos de alguns de seus parceiros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que querem cortar a produção da commodity para estimular o aumento dos preços. A agência também afirma que houve uma queda de 100 mil barris diários na produção do país em agosto devido a uma leve redução nas exportações.

A demanda da Arábia Saudita por petróleo deve ficar abaixo dos 3% em 2016 como reflexo das receitas reduzidas, que pressionam os gastos do governo, segundo a AIE. O consumo do país cresceu mais de 63% na última década devido ao aumento da capacidade de refino aliado à produção interna de energia, que é altamente subsidiada.

A AIE estima que a demanda média será de 3,3 milhões de barris por dia em 2015 - um aumento de 3,6% em relação a 2014. O subsídio da gasolina é visto como um meio de partilha de riqueza pelos sauditas e o governo não dá sinais de que vai reduzi-lo. Fonte: Dow Jones Newswires.