Esportes

Flu leva susto no 2º tempo, mas vence Figueirense e fica mais perto do G4

Redação Folha Vitória

Rio - Um fraco início de segundo tempo quase complicou a vida do Fluminense, que teve de reagir para conquistar uma importante vitória contra o Figueirense por 3 a 2, neste sábado, no estádio Giulite Coutinho, em Mesquita (RJ). O resultado em jogo atrasado pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro coloca o time tricolor na briga pela classificação à Copa Libertadores da América do próximo ano.

Em ascensão, os cariocas assumiram a oitava posição, com 34 pontos, três atrás do Corinthians, quarto colocado. Na luta contra o rebaixamento, o Figueirense segue em 18º, com 24 pontos, e desperdiçou a chance de subir cinco posições. Na quarta-feira, o Fluminense enfrenta o Botafogo, no estádio Luso Brasileiro, no Rio, enquanto os catarinenses pegam o Atlético Paranaense, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis, na abertura da 23ª rodada.

Pelo primeiro tempo, parecia que o Fluminense conseguiria uma goleada com tranquilidade. Aos seis minutos, Renato Chaves fez boa jogada e passou para Gustavo Scarpa quase abrir o marcador. O jogo era todo tricolor, que não demorou para balançar as redes. Aos 13, Wellington fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Gustavo Scarpa marcar de cabeça: 1 a 0.

Sem diminuir o ritmo, o time carioca logo ampliou. Aos 19, após confusão na área, Gatito Fernández espalmou em cima de Renato Chaves, que completou de cabeça para o gol: 2 a 0. Atordoado, o Figueirense tinha como problema o nervoso Carlos Alberto, que começou a discutir com a arbitragem, Wellington Silva e o técnico Levir Culpi.

O descontrole do jogador, somado ao desempenho ruim da equipe, quase custou o terceiro gol sofrido ainda no primeiro tempo. Após novo erro defensivo alvinegro, Henrique Dourado perdeu grande chance na pequena área. No último minuto, Wellington Silva cruzou para Cícero cabecear forte e ver Gatito Fernández fazer grande defesa.

No segundo tempo, Carlos Alberto voltou concentrado na partida e fez a diferença. Aos três minutos, o meia acertou um belo chute de fora da área e diminuiu o prejuízo: 2 a 1. A nova postura do time catarinense incomodou a equipe tricolor, que não encontrava a mesma facilidade para furar o bloqueio adversário.

Aos 15, veio o empate. Ayrton cobrou falta na área e Nirley completou de cabeça: 2 a 2. Imediatamente, Levir colocou Magno Alves no lugar de Henrique Dourado. Não surtiu muito efeito. Aos 27, Rafael Silva girou com facilidade e quase virou o placar.

Quando o Figueirense era melhor em campo, o Fluminense voltou a marcar. Aos 33, Wellington Silva cruzou na medida para Magno Alves balançar as redes de cabeça: 3 a 2.

Novamente com a vantagem, o time tricolor voltou a falhar e quase entregou o empate. Na melhor oportunidade, Diego Cavalieri saiu errado do gol e Lins cabeceou. Para a sorte carioca, a bola foi na trave. Aos 49, o goleiro voltou a falhar e Nirley marcou o gol. Mas, desta vez, o árbitro marcou falta no camisa 12 e encerrou o jogo com a vitória do time de Levir Culpi.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE 3 x 2 FIGUEIRENSE

FLUMINENSE - Diego Cavalieri; Wellington Silva, Renato Chaves, Henrique e William Matheus; Douglas (Marcos Junior), Pierre (Marquinho), Cícero e Gustavo Scarpa; Wellington e Henrique Dourado (Magno Alves). Técnico: Levir Culpi.

FIGUEIRENSE - Gatito Fernández; Ayrton, Nirley, Bruno Alves e Guilherme Morasse; Jackson Caucaia, Renato (Jefferson), Carlos Alberto (Michel Ortega) e Élvis (Rafael Silva); Lins e Rafael Moura. Técnico: Tuca Guimarães.

GOLS - Gustavo Scarpa, aos 13, e Renato Chaves, aos 19 minutos do primeiro tempo; Carlos Alberto, aos 3, Nirley, aos 15, e Magno Alves, aos 33 do segundo.

CARTÕES AMARELOS - Wellington Silva, Renato Chaves e Pierre (Fluminense); Carlos Alberto, Jackson Caucaia e Bruno Alves (Figueirense).

ÁRBITRO - Rodrigo Batista Raposo (DF).

RENDA - R$ 140.900,00.

PÚBLICO - 5.154 pagantes (6.136 no total).

LOCAL - Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita (RJ).

Pontos moeda