Esportes

Sindicato diz que jogadores vão definir se Espanhol terá jogo disputado nos EUA

A Associação dos Jogadores Espanhóis (AFE), que funciona como um sindicato da classe, anunciou nesta segunda-feira que os próprios atletas vão decidir se o Campeonato Espanhol terá uma partida disputada nos Estados Unidos nesta temporada. A informação foi divulgada depois de uma reunião de mais de duas horas com o presidente da liga nacional, Javier Tebas, em Madri.

A intenção da liga espanhola é levar o confronto entre Girona e Barcelona para os Estados Unidos em janeiro, como parte de um projeto para promover o futebol local na América do Norte. Mas desde o anúncio desta ideia, os jogadores se mostraram irritados por não terem sido consultados e ameaçaram entrar em greve. A AFE, por sua vez, já se colocou contra o projeto.

Diante da polêmica, a liga nacional prometeu providenciar um planejamento detalhado da viagem e do que envolveria a realização da partida nos EUA. Só então, os jogadores tomarão uma decisão.

Questionado sobre o assunto nesta segunda-feira, o volante Sergio Busquets, do Barcelona, comentou que os atletas ainda não definiram seu posicionamento oficial. "Estamos procurando a melhor solução para os jogadores, a torcida e o futebol", declarou.

O Girona já se mostrou a favor da partida nos EUA. Em nota na semana passada, o clube considerou que trata-se de "uma grande oportunidade para a expansão" do clube e da cidade. Há até a possibilidade de aviões serem fretados para que os torcedores da equipe possam acompanhar o jogo na América do Norte, já que o Girona é o mandante da partida.

Pontos moeda