Esportes

Argentina estuda lutar por Jogos de Inverno na Patagônia

Redação Folha Vitória

Buenos Aires - A Argentina disse que está "considerando" apresentar uma candidatura para sediar uma edição da Olimpíada e levantou a possibilidade de realizar o evento de inverno na Patagônia. Seu comitê olímpico nacional emitiu uma comunicado em que revelou que poderia tentar sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Verão e que "os Jogos Olímpicos de Inverno são também uma opção em nossa bela Patagônia".

O Rio de Janeiro vai sediar os primeiros Jogos de Verão na história na América do Sul em 2016, por isso é improvável que a Argentina obtenha o direito de organizar a competição a curto prazo. Mas os Jogos de Inverno nunca foram realizados no hemisfério sul e os argentinos acreditam que uma série de reformas em estudo pelo Comitê Olímpico Internacional poderia beneficiá-los.

A entidade analisa mudanças que tornariam mais flexível o processo de seleção das sedes. Essas propostas serão votadas em dezembro em Mônaco. "Acreditamos que as medidas tomadas para atualizar o programa olímpico e os Jogos oferecem uma grande plataforma para o futuro", disse, em um comunicado, a Argentina, que será sede dos Jogos Olímpicos de Verão da Juventude em 2018.

Os Jogos de Inverno são geralmente realizadas em fevereiro, durante o inverno do hemisfério norte. Para organizar o evento na Patagônia, então, o calendário teria que ser modificado, pois o inverno do hemisfério sul acontece entre junho e setembro.

A Argentina emitiu seu comunicado quase que simultaneamente com o anúncio de que Oslo

retirou sua proposta para os Jogos de Inverno de 2022, deixando Pequim, na China, e Almaty, no Casaquistão, como únicos candidatos. Outras três cidades já haviam abandonado a disputa antes.

Buenos Aires participou do processo de escolha da sede Jogos de Verão de 2004 e terminou em quinto lugar na votação, realizada em 1997. Atenas foi a sede dessa Olimpíada.

Pontos moeda