Esportes

Flamengo vence o Coritiba na despedida do Maracanã

Livre do risco, o Flamengo agora quer aproveitar os dois últimos mandos de campo nesta reta final de campeonato para faturar em jogos fora do Rio de Janeiro

Redação Folha Vitória
Os donos da casa tentaram ditar o ritmo do jogo, assumindo o controle da bola Foto: Estadão Conteúdo

Rio - Em sua última partida no Maracanã em 2014, o Flamengo sofreu, mas conseguiu vencer o Coritiba por 3 a 2, neste domingo, em partida válida pela 34.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, a equipe carioca acabou de vez com o risco de rebaixamento. Por outro lado, a derrota manteve o time paranaense bem perto da degola.

Livre do risco, o Flamengo agora quer aproveitar os dois últimos mandos de campo nesta reta final de campeonato para faturar em jogos fora do Rio - contra Criciúma, no Maranhão, e Vitória, em Manaus.

Os donos da casa tentaram ditar o ritmo do jogo nos momentos iniciais, assumindo o controle da posse de bola. O time carioca trabalhava jogadas principalmente pelas pontas, mas sofria para transpor a defesa do Coritiba, que se postava bem. E só conseguiu superar a retranca em um contra-ataque que pegou os adversários desprevenidos, aos 17. Após boa troca de passes, Mugni recebeu na área e bateu de primeira para fazer um bonito gol.

Os visitantes conseguiram equilibrar o jogo e criaram boas oportunidades com bolas lançadas na área. O Flamengo, assim como nos últimos jogos, voltou a mostrar fragilidade para se defender desse tipo de jogada, e por pouco não cedeu o empate.

O Coritiba voltou do intervalo com mais iniciativa, trabalhando bem a bola e marcando adiantado. Com a vantagem, o time carioca esperava uma brecha para contra-atacar. Dessa forma, aos 12, Gabriel arrancou pela ponta e cruzou para Everton ampliar. Logo depois, Everton fez mais uma boa jogada e sofreu pênalti. Chicão cobrou mal e Vanderlei fez uma importante defesa.

A partir daí, o ritmo jogo cresceu em intensidade. Sem se abater, a equipe paranaense impôs forte pressão ao time da casa e conseguiu diminuir, aos 22, com Joel, o homem mais perigoso do ataque alviverde. Por outro lado, passou a ceder espaço na defesa, e o Flamengo aproveitou, com Nixon: 3 a 1.

Em seguida, Joel marcou de novo e voltou a colocar o Coritiba na partida. Sufocado, o Flamengo conseguiu resistir até o fim e saiu com a vitória suada.

FICHA TÉCNICA:

FLAMENGO 3 X 2 CORITIBA

FLAMENGO - Paulo Victor; Léo Moura (João Paulo), Wallace, Samir (Chicão), Anderson Pico; Marcio Araújo, Canteros, Lucas Mugni, Everton; Gabriel (Igor Sartori) e Nixon. Técnico - Vanderlei Luxemburgo.

CORITIBA - Vanderlei; Norberto, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Helder, Sergio Manoel (Dudu), Gil (Zé Eduardo), Robinho (Keirrisson), Alex; Joel. Técnico - Marquinhos Campos.

GOLS - Mugni, aos 17 minutos do primeiro tempo; Everton, aos 12, Joel, aos 22 e aos 38, e Nixon, aos 35 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Leandro Pedro Vuaden (RS).

CARTÕES AMARELOS - Canteros (Flamengo); Robinho, Leandro Almeida e Norberto (Coritiba).

PÚBLICO - 23.182 pagantes (28.250 total)

RENDA - R$ 775.085,00.

LOCAL - Estádio do Maracanã, no Rio.

Pontos moeda