Esportes

Bahia perde para o já rebaixado Boa e não tem mais chances de acesso na Série B

Redação Folha Vitória

Varginha (MG) - O Bahia amargará mais uma temporada no Campeonato Brasileiro da Série B. Pressionado e já em situação delicada pelo acesso, o time perdeu, neste sábado, para o já rebaixado Boa por 3 a 0, no estádio Dilzon Melo, em Varginha (MG), pela 36.ª rodada.

O resultado negativo deixou o Bahia na nona posição, com 55 pontos. Faltando duas partidas para o término do campeonato - seis pontos em disputa - os baianos só podem chegar a 61, pontuação atual do quarto colocado Santa Cruz, que soma 18 vitórias contra 14 do clube de Salvador.

Enquanto isso, a vitória não altera em nada a situação do Boa, que já entrou em campo rebaixado para a Série C. Com o resultado, os mineiros permanecem na 19.ª e penúltima posição, agora com 27 pontos. Este foi o primeiro triunfo do clube de Varginha no segundo turno da Série B.

Apesar de já rebaixado, o Boa dificultou a vida dos baianos. Os mineiros foram bem na marcação e aos 19 minutos abriram o placar. Após cobrança de escanteio, Leonardo chutou, a bola desviou na defesa e sobrou para Moacir chutar forte nas redes do goleiro Douglas Pires.

O gol fez com que o Bahia saísse mais para o ataque. Mas o clube baiano não tinha êxito nas jogadas que ligavam meio de campo e ataque. Até por isso, uma das alternativas foi explorar as jogadas aéreas. Também sem sucesso.

No segundo tempo, o Bahia voltou com uma postura mais ofensiva. Melhorou o toque de bola, mas as finalizações continuaram longe do ideal. O Boa, na defesa, apostou nos contra-ataques para ampliar. E foi justamente o que aconteceu. Aos 13 minutos, Clébson avançou em velocidade e encontrou Thaciano, livre de marcação, para marcar.

O técnico Charles Fabian ainda tentou mudar o esquema tático do Bahia com as entradas de Maxi Biancucchi e João Paulo Penha. Mas foi o Boa que voltou a balançar as redes. Aos 47 minutos, Wendell recebeu cruzamento e de cabeça deu números finais ao confronto.

O Boa ainda tem mais duas partidas na Série B. Na próxima sexta-feira enfrentará o Macaé, em Macaé (RJ), e na última rodada recebe o ABC, em Varginha. Já o Bahia ainda terá pela frente o Náutico, no próximo sábado, no Recife, e encerra a sua participação diante do Atlético Goianiense, em Salvador.

FICHA TÉCNICA

BOA 3 x 0 BAHIA

BOA - Douglas; Wendel, Patrick, Raphael Silva e Léo Baiano (Jonatas Paulista); Leonardo, Moacir, Mardley e Thaciano; Clébson (Bruno Lucas) e Bruno Felipe (Claytinho). Técnico: Cesinha (interino).

BAHIA - Douglas Pires; Railan, Gabriel Valongo, Gustavo e Vitor Costa; Paulinho Dias, Yuri (Alexsandro), Tiago Real (João Paulo Cunha) e Eduardo; Kieza e Roger (Maxi Biancucchi). Técnico: Charles Fabian.

GOLS - Moacir, aos 19 minutos do primeiro tempo; Thaciano, aos 13, e Wendell, aos 47 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Léo Baiano, Leonardo e Mardley (Boa); Yuri, Eduardo, Gabriel Valongo, Paulinho Dias e Roger (Bahia).

ÁRBITRO - Bráulio da Silva Machado (SC).

RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.

LOCAL - Estádio Dilzon Melo, em Varginha (MG).

Pontos moeda