Esportes

Cafu é nomeado o novo membro da Academia do Laureus

Redação Folha Vitória

São Paulo - O ex-jogador Cafu foi nomeado nesta terça-feira como novo membro da Academia Laureus. O órgão é responsável pela principal premiação do esporte, conhecido até como o "Oscar" da área. Com a honraria, o ex-lateral se junta a outros 52 atletas vivos que "se dedicaram a mudar o mundo com o poder do esporte", como explica o próprio Laureus em seu site.

"Eu sempre admirei o trabalho que o Laureus faz para ajudar os jovens pelo mundo. Usar o esporte para melhorar a justiça na nossa sociedade é algo em que eu acredito profundamente. Estou grato aos membros do Laureus por me nomearem para que me juntasse a eles. É uma honra ser um membro da Academia", disse Cafu.

Jogador que mais atuou com a camisa da seleção brasileira, com 149 partidas, Cafu teve uma das carreiras mais vitoriosas do futebol nos últimos tempos. Com a camisa do País, disputou quatro Copas do Mundo, sendo que em três seguidas chegou à final (campeão em 1994 e 2002 e vice em 1998). Isso sem contar os troféus levantados pelos clubes onde passou, com destaque para São Paulo, Palmeiras, Roma e Milan.

Além de tudo isso, o ex-lateral criou um projeto de caridade de sucesso, a Fundação Cafu. E foi justamente lá que ele foi premiado pelo Laureus nesta terça. "Estou muito feliz que no primeiro dia como membro da Academia eu tenha podido mostrar a importância do trabalho que fazemos na Fundação Cafu, onde vemos claramente o impacto que o esporte pode ter. Temos a responsabilidade de ajudar os menos afortunados, e pelo esporte podemos fazer uma real diferença", disse.

Com a honraria, Cafu se juntou a grandes nomes da história do esporte mundial, como Monica Seles, Sebastian Coe, Tony Hawk, Sergey Bubka, Marina Navratilova, Nadia Comaneci, entre outros. Ele é apenas o segundo brasileiro (Emerson Fittipaldi é o outro) e o quarto ex-jogador de futebol (ao lado de Franz Beckenbauer, Marcel Desailly e Bobby Charlton) a entrar para este seleto grupo.

Pontos moeda