Esportes

Machucado, Rafinha renova com Barça até 2020 e terá multa de 75 milhões de euros

Redação Folha Vitória

Barcelona - O Barcelona não quer que Rafinha repita o irmão Thiago Alcântara e deixe o Camp Nou ainda jovem, antes de mostrar seu potencial com a camisa azul-grená. Nesta segunda-feira, o clube catalão anunciou a renovação do contrato do garoto de 22 anos, filho do ex-meio-campista brasileiro Mazinho, até junho de 2020.

Em troca de uma aumento salarial, Rafinha aceitou um acordo que eleva a multa rescisória do seu contrato para 75 milhões de euros, um valor difícil de ser alcançado por qualquer clube do mundo - na história, só o Manchester United, além do Real Madrid e do próprio Barcelona já gastaram tanto com um só jogador.

Como comparação, Thiago Alcântara trocou o Barcelona pelo Bayern de Munique, em meados de 2013, por 25 milhões de euros. À época, o mais velho dos irmãos Alcântara tinha os mesmos 22 anos que Rafinha comemorou em fevereiro. O antigo contrato do caçula, que vencia em 2016, previa uma multa de 30 milhões de euros.

A renovação do meia-atacante vem num momento em que ele não pode jogar. Depois de estrear pela seleção brasileira - caminho diferente do irmão, que defende a Espanha -, Rafinha sofreu grave lesão no joelho diante da Roma, pela Liga dos Campeões. O jogador passou por cirurgia e só volta a jogar no ano que vem.

Pontos moeda