Esportes

Kimi Raikkonen vê 'surpresa positiva' com terceiro lugar no grid do GP do Brasil

Redação Folha Vitória

São Paulo - O desempenho da Ferrari no treino classificatório para o GP do Brasil de Fórmula 1 foi surpreendentemente satisfatório, pelo menos no que diz respeito a Kimi Raikkonen. Ele conseguiu o terceiro melhor tempo na atividade deste sábado, ficando atrás apenas das duas Mercedes de Nico Rosberg, em segundo, e Lewis Hamilton, o pole.

Vindo de problemas com o calor e o carro nos treinos livres de sexta-feira, o finlandês admitiu que não tinha expectativas tão altas para o qualificatório deste sábado. "Hoje tudo pareceu um pouco mais normal do que ontem e eu estava mais feliz no carro. No final das contas foi mais fácil para todo mundo, a temperatura estava mais amena, ontem estava muito quente", afirmou.

"Para ser honesto, o meu sentimento na última volta não era tão bom, a frente do carro estava escapando nas duas primeiras curvas e eu me esforcei um pouco no meio da volta. Eu sabia que seria melhor que as tomadas anteriores, mas achei que não seria suficiente porque não era um tempo ideal. Foi boa o suficiente para ser o terceiro melhor tempo, e eu me surpreendi positivamente", admitiu.

Para o piloto campeão em 2007 com a mesma Ferrari, o desempenho no treino pode lhe dar chances de uma boa prova neste domingo. "A Mercedes esteve muito distante, mas hoje tudo correu muito bem e podemos ficar felizes com esse resultado. Há potencial no carro, estamos fazendo o que podemos. Amanhã faremos o nosso melhor, com as condições climáticas nunca se sabe o que pode acontecer, e as coisas podem mudar rapidamente", analisou.

A Ferrari conseguiu, ainda, a sexta posição com Sebastian Vettel. O piloto alemão admitiu que não foi bem como gostaria no treino classificatório, mas mostrou que, a exemplo do seu companheiro de time, acredita no potencial do seu monoposto.

"Hoje (sábado) a minha última ida à pista no Q3 não foi a ideal: eu achava que conquistar o terceiro lugar era possível, mas eu provavelmente fui muito conservador na última curva. No fim das contas, no entanto, acho que foi uma boa sessão. O carro estava se comportando bem, mas talvez no final eu tenha tirado o pé um pouco mais do que deveria", explicou, mostrando confiança no carro depois deste sábado.

"Ontem (sexta-feira) em uma única volta não estávamos necessariamente fortes, nos esforçamos um pouco, mas acho que na corrida longa estivemos bem. Então para amanhã (domingo), se o tempo estiver seco, podemos estar em uma boa forma. A Mercedes esteve muito rápida também ontem nas corridas, tentaremos ficar próximos a eles, mas acho que os nossos principais rivais serão as Red Bulls, que tiveram uma velocidade parecida com a nossa. Nas provas costumamos ser um pouco mais velozes, então espero que consigamos fazer isso amanhã", projetou.

Pontos moeda