Esportes

Capixaba de 84 anos, apaixonado pelo Flamengo, recebe alta médica no dia da final da Libertadores

Com uma respeitada história no futebol capixaba e uma relação de longa data com o Flamengo, o futebol continua sendo a maior paixão do capixaba

Caroline Guimarães *Estagiário

Redação Folha Vitória
Foto: arquivo pessoal

O senhor simpático e com um sorriso tímido, é o Luiz Carlos de Oliveira, de 84 anos, um dos grandes personagens da história do futebol capixaba. Flamenguista fanático, ele estava internado há 20 dias e teve alta no dia em que seu time do coração conquistou a Libertadores.

Flamenguista desde menino, para Luiz, conseguir a alta médica no mesmo dia em que o Flamengo disputava a Copa Libertadores da América, contra o time argentino River Plate, foi uma graça divina.

“A expectativa era grande, como atleta e desportista. Sabia que era um jogo diferente, difícil, e os argentinos são grandes adversários. Mas sempre fico confiante, foi muita emoção. Parece até coisa divina, foi a força do pensamento”, se alegrou.

Sem conseguir fugir do espírito profissional, no auge dos seus 84 anos, Luiz ainda fez uma análise técnica da partida, claro, puxando aquela ‘sardinha’ para o time rubro-negro. “A virada com dois gols em cinco minutos é uma coisa inacreditável. Não adianta como flamenguista dizer que esperava. Esperava apenas um empate, mas a virada foi sensacional. São coisas que só acontecem no meu Flamengo”, disse.

O antigo diretor da Desportiva e respeitado jogador ainda avalia os próximos passos do Flamengo. “Minhas expectativas são as melhores possíveis. O Flamengo está com uma ótima equipe e tem condições de ser o melhor do mundo, mas não podemos esquecer que isso depende de muitos fatores”, ressaltou.

Para ele, além da boa campanha feita pelo Flamengo ao longo do campeonato, a torcida também foi primordial para conquistar o título. Assim como ele, os demais torcedores se entregaram de coração. “Foi o poder da torcida. É inacreditável o poder de nós, flamenguistas, e nossa paixão pelo Flamengo. Nossa participação foi fundamental para virada”.

História

Reprodução/Arquivo Pessoal
Reprodução/Arquivo Pessoal
Reprodução/Arquivo Pessoal
Reprodução/Arquivo Pessoal

Nascido em Itaquari, Cariacica, o capixaba cresceu no esporte e, desde cedo, atuava como jogador em times locais, até chegar ao Rio Branco. Em 1957, Luiz compôs a equipe que conquistou o Campeonato Capixaba, um dos 37 títulos do clube na disputa.

A história de Seu Luiz ainda contou com muitas conquistas no esporte. Ele ganhou também o terceiro lugar com a Seleção Capixaba Universitária.

Anos mais tarde, o capixaba deixou os campos na posição de jogador para assumir um papel importante nos bastidores do esporte. Luiz foi diretor de futebol da Desportiva, inclusive no primeiro campeonato que o time disputou, em 1964. 

Pontos moeda