• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Brasil celebra 1 ano de histórico título mundial no handebol

Esportes

Brasil celebra 1 ano de histórico título mundial no handebol

São Paulo - Há um ano a seleção brasileira feminina entrava para a história do handebol. Com uma vitória sobre a anfitriã Sérvia por 22 a 20, a equipe calou os 20 mil torcedores na Arena Belgrado e faturou o título mundial de forma invicta. A conquista inédita veio para coroar a evolução da equipe e consolidar a força das brasileiras no cenário internacional.

Para a meia Eduarda Amorim - eleita a MVP (sigla em inglês para jogadora mais valiosa) da competição -, o grupo subiu ao longo dos anos e tem condições de entrar na briga por mais medalhas. "A gente está um passo à frente, tem uma maturidade que nos dá uma confiança maior para os próximos campeonatos."

Outra consequência sentida pelo grupo nesse tempo foi a mudança de atitude das tradicionais seleções, que passaram a respeitar mais o Brasil durante as disputas. "Todos os times querem ganhar do campeão do mundo", destaca o dinamarquês Morten Soubak, técnico do Brasil.

Depois de um ano mais tranquilo, a seleção já está focada nos desafios de 2015, em que disputará os Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho, e lutar pelo bicampeonato mundial na Dinamarca, em dezembro.

E as jogadoras sabem que terão de se superar para voltar ao pódio. A pivô Fabiana Diniz avalia que as adversárias têm apresentado um ótimo nível nesta temporada. "As equipes estão cada vez mais fortes e mais rápidas, a gente tem de se manter no mesmo nível para que os jogos sejam decididos nos detalhes."

O trabalho das rivais também é destacado por Alexandra, eleita a melhor jogadora do mundo em 2012. "As outras seleções continuam a evoluir. Temos de fazer a mesma coisa", ressaltou a jogadora.