• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Fisiologista do Espírito Santo integra equipe de preparação de Cesar Cielo para temporada olímpica

Esportes

Fisiologista do Espírito Santo integra equipe de preparação de Cesar Cielo para temporada olímpica

Após trabalho realizado com a dupla do vôlei de praia Alison e Bruno Schmidt, chegou a vez do campeão olímpico e mundial da natação contar com os serviços da Appto

O fisiologista Helvio com Cesar Cielo durante treinamento Foto: Divulgação

A preparação de um atleta de alto rendimento vai além do treinamento técnico em si. É preciso monitorar a performance e todas as capacidades físicas para elaborar estratégias que resultem numa evolução contínua. Este é o trabalho do fisiologista Helvio Affonso, da empresa Appto Assessoria Esportiva, do Espírito Santo, contratado por Cesar Cielo para contribuir na elaboração e no monitoramento do programa de preparação visando aos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Helvio, que também atua com o Time Brasil, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), como fisiologista da dupla Alison e Bruno Schimidt, já iniciou o acompanhamento de Cesar Cielo. Monitora os treinos diariamente, presente e a distância, na água e na academia.

As avaliações realizadas envolvem testes em campo e em laboratório com o objetivo de identificar aspectos como nível de recuperação, evoluções e estresse, qualidade do sono, estado nutricional, sistema imune, processos inflamatórios e indicadores de potenciais lesões, cargas de treino e hidratação adequadas, dentre outras necessidades fundamentais para a melhoria da performance. 

Segundo o fisiologista capixaba, o monitoramento dará a segurança necessária para as tomadas de decisões da equipe técnica, comandada pelo técnico Arilson Silva.

“A partir do monitoramento, municio a equipe com informações relacionadas a atual condição e a individualidade biológica do Cielo. O objetivo é determinar a periodização de treinos adequados ao seu perfil,em cada etapa do treinamento e ou competição. Paralelamente, trabalhamos com foco na longevidade da carreira do atleta em alta performance”, explicou Helvio Affonso.

A experiência de Helvio com atletas de alto rendimento vem de muitos anos de trabalho. O profissional atua como fisiologista da dupla campeã mundial do vôlei de praia Alison e Bruno Schmidt, que, somente em 2015, já ganhou vários títulos importantes, como os da Copa do Mundo, Grand Slams de Yokohama (JAP), Long Beach (EUA) e Olsztyn (POL), do Major de Gstaad (SUI) e das finais do Circuito Mundial em Fort Lauderdale (EUA).

“Sem dúvida, o monitoramento que temos realizado ao longo do ano contribuiu para os resultados expressivos da dupla número um do mundo atualmente”, destacou Helvio.

O fisiologista também já monitorou atletas da seleção brasileira de natação e das seleções da Venezuela, Suíça e Argentina, como Julia Sebastian, recordista sul-americana nos 200 m peito, em piscina de 25 metros.