Esportes

Fisiologista do Espírito Santo integra equipe de preparação de Cesar Cielo para temporada olímpica

Após trabalho realizado com a dupla do vôlei de praia Alison e Bruno Schmidt, chegou a vez do campeão olímpico e mundial da natação contar com os serviços da Appto

O fisiologista Helvio com Cesar Cielo durante treinamento Foto: Divulgação

A preparação de um atleta de alto rendimento vai além do treinamento técnico em si. É preciso monitorar a performance e todas as capacidades físicas para elaborar estratégias que resultem numa evolução contínua. Este é o trabalho do fisiologista Helvio Affonso, da empresa Appto Assessoria Esportiva, do Espírito Santo, contratado por Cesar Cielo para contribuir na elaboração e no monitoramento do programa de preparação visando aos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Helvio, que também atua com o Time Brasil, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), como fisiologista da dupla Alison e Bruno Schimidt, já iniciou o acompanhamento de Cesar Cielo. Monitora os treinos diariamente, presente e a distância, na água e na academia.

As avaliações realizadas envolvem testes em campo e em laboratório com o objetivo de identificar aspectos como nível de recuperação, evoluções e estresse, qualidade do sono, estado nutricional, sistema imune, processos inflamatórios e indicadores de potenciais lesões, cargas de treino e hidratação adequadas, dentre outras necessidades fundamentais para a melhoria da performance. 

Segundo o fisiologista capixaba, o monitoramento dará a segurança necessária para as tomadas de decisões da equipe técnica, comandada pelo técnico Arilson Silva.

“A partir do monitoramento, municio a equipe com informações relacionadas a atual condição e a individualidade biológica do Cielo. O objetivo é determinar a periodização de treinos adequados ao seu perfil,em cada etapa do treinamento e ou competição. Paralelamente, trabalhamos com foco na longevidade da carreira do atleta em alta performance”, explicou Helvio Affonso.

A experiência de Helvio com atletas de alto rendimento vem de muitos anos de trabalho. O profissional atua como fisiologista da dupla campeã mundial do vôlei de praia Alison e Bruno Schmidt, que, somente em 2015, já ganhou vários títulos importantes, como os da Copa do Mundo, Grand Slams de Yokohama (JAP), Long Beach (EUA) e Olsztyn (POL), do Major de Gstaad (SUI) e das finais do Circuito Mundial em Fort Lauderdale (EUA).

“Sem dúvida, o monitoramento que temos realizado ao longo do ano contribuiu para os resultados expressivos da dupla número um do mundo atualmente”, destacou Helvio.

O fisiologista também já monitorou atletas da seleção brasileira de natação e das seleções da Venezuela, Suíça e Argentina, como Julia Sebastian, recordista sul-americana nos 200 m peito, em piscina de 25 metros. 

Pontos moeda