Esportes

Capixaba se destaca como 'campeão absoluto' em Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo

O atleta, que participa de competições de fisiculturismo há cerca de 20 anos, venceu duas categorias e conquistou o troféu na categoria 'overall'

O capixaba Emerson Almeida, de 44 anos, fez bonito no Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo e Fitness, que aconteceu no último final de semana em São Paulo, e voltou pra casa com o título de campeão absoluto da competição. Além de vencer as categorias Sênior e Master, o atleta também conquistou troféu na categoria Overall, como o melhor da noite.

Emerson já compete há cerca de 20 anos e coleciona títulos importantes na carreira. Entre eles, três conquistados no Campeonato Brasileiro, um Mundial no México, em 2014, e dois no Arnold Classic, considerado um dos principais eventos de fisiculturismo.

Apesar de ser veterano, alcançar o título exigiu de Emerson muito dedicação e disciplina durante os seis meses de preparação. "Estamos com a preparação há seis meses, desde janeiro desse ano. Fiquei um ano sem competir, então precisei conquistar a vaga de novo passando pelo Campeonato Estadual, que foi uma seletiva para o Brasileiro", contou. 

Com os troféus em mãos, o foco agora continua ainda maior para um outro desafio que está por vir: o Mr.Olympia, que acontece em setembro deste ano em Las Vegas, nos Estados Unidos. "Estamos programando para ir para Las Vegas, no Mr Olympia. A preparação agora continua e a expectativa é conquistar o pro-card para ganhar o direito de participar de competições profissionais em nível mundial", afirma Emerson. 

Apoio
Apesar da realização de eventos e campeonatos voltados para a modalidade, a falta de apoio e patrocínio ainda é um obstáculo para os atletas de fisiculturismo no Espírito Santo. Atualmente, Emerson conta com dois parceiros que ajudam na divulgação e no suporte com passagens e estadia para os campeonatos.

Um deles deles é o produtor da VixMais Produções, Bruno Cardozo. Ele começou a trabalhar com Emerson no Campeonato Estadual e decidiu apoiar o atleta durante o Campeonato Brasileiro. 

"Eu vejo no Emerson um potencial gigantesco. Já tinha feito um trabalho com ele em 2014, mas foi um trabalho pontual. Depois do título estadual, percebi que ele não teria apoio para o brasileiro, então foi aí que falei: 'temos um campeão em potencial' e perguntei aos meus parceiros se queriam apoiá-lo".

Além do patrocínio local, Emerson também conseguiu um parceiro nacional. A empresa de treinamento motivacional Winner Diamond, conheceu o atleta através de Bruno e resolveu apostar da divulgação. "A Winner é minha cliente. Eles não conheciam o Emerson, então eu apresentei, eles resolveram apostar na divulgação dele e gostaram bastante. Já é um patrocínio nacional que temos", explicou Bruno. 

Segundo o produtor, para participar das próximas competições, Emerson ainda está em busca de patrocínio, principalmente de empresas de suplementação. O produtor destaca a importância do apoio dos capixabas. "Deveríamos apoiar mais os nossos atletas, temos grandes empresas e vejo que não temos incentivo. É por isso que uma equipe de futebol de fora, por exemplo, enche mais um estádio daqui do que as nossas equipes", afirma. 

Pontos moeda