Esportes

Corredores de Castelo vão homenagear maratonista agredido pelo filho

O evento ainda não tem data definida, mas já atraiu os amantes do esporte. Além da homenagem, o intuito da organização é reverter toda a renda da inscrição para o atleta de 71 anos, que há quase um ano e meio está acamado

O grupo Corredores de Rua de Castelo vai homenagear o maratonista Valdemir de Matos, de 71 anos, de Cachoeiro, que luta há quase um ano e meio para ter uma vida normal. Em março de 2016, ele foi agredido pelo próprio filho e está sem andar desde então. O evento 'Treinão dos Amigos do Seu Valdemir' ainda não tem data definida, e será realizado nas principais ruas do município.

A ideia do grupo, que hoje conta com cerca de 70 atletas, é arrecadar ajuda financeira para o maratonista. "Tivemos a ideia, mas ainda não definimos uma data. O Sr. Valdemir é uma pessoa muito querida e sempre esteve junto conosco, além de ter um espírito jovem. Sabemos que ele tem necessidades materiais e financeiras, e queremos, além de homenageá-lo, ajudar financeiramente", comenta Ronaldo Belloti Vargas, um dos membros da comissão organizadora.

Segundo Ronaldo, a prova será uma celebração de amor ao esporte e ao próximo. "O Sr. Valdemir tem recebido muitas doações de fraudão, que é essencial, mas também tem tido um gasto alto com medicamentos. Vamos buscar junto à iniciativa privada a ajuda com água, frutas e medalhas para os participantes, e pretendemos reverter toda a renda arrecadada com a inscrições para ajudar a custear seu tratamento", continua.

O percurso da prova será de 13 quilômetros pelas principais ruas e avenidas de Castelo. As inscrições serão limitadas. O grupo Corredores de Rua de Castelo existe há quatro anos e tem como lema: 'Correndo mais por um mundo melhor'. "Nosso intuito é ajudar quem precisa, e fazemos isso através do esporte. Ao longo desse tempo, já realizamos mais de 20 provas de ação social, sendo cinco edições da Meia Maratona Solidária, e já ajudamos a Apae de Castelo, o asilo, a Apec, que é uma associação de pessoas carentes com câncer, entre outros. Ajudar é uma característica do grupo", finaliza Ronaldo.

As informações sobre a data da prova e as inscrições serão divulgadas nas redes sociais.

Pontos moeda