Esportes

Nas contas de matemático, Corinthians já é 'quase' campeão brasileiro

A campanha do time desafia até a matemática e, para algo mudar, seria necessário que algum time fizesse uma campanha parecida com a do São Paulo em 2008. Logo, só uma grande reviravolta tira o título dos corintianos

São Paulo - A vitória sobre a Chapecoense fez com que, pela primeira vez, torcedores do Corinthians gritassem "é campeão" no estádio, na Arena Condá, mostrando que o título do Campeonato Brasileiro parece cada dia perto do clube. A campanha do time desafia até a matemática e, para algo mudar, seria necessário que algum time fizesse uma campanha parecida com a do São Paulo em 2008. Logo, só uma grande reviravolta tira o título dos corintianos.

Para o matemático Tristão Garcia, 76 pontos são suficientes para um time ser campeão brasileiro. "Seria o equivalente a vencer todos os jogos em casa e empatar como visitante", resumiu, em entrevista ao Estado.

Seguindo o raciocínio de Tristão, se o time alvinegro tivesse neste momento 43 pontos já estaria fazendo campanha de campeão. Isso porque até agora foram 11 jogos em casa (33 pontos) e dez fora da sua arena, somando mais dez pontos. Mas, em vez de 43, a equipe de Fábio Carille já tem 50.

"O Corinthians tem sete pontos acima do necessário. Para se ter uma ideia, o Grêmio faz uma excelente campanha e tem apenas um ponto a menos da meta (deveria somar 41 e tem 40)", comentou o matemático.

Por causa da boa campanha do time gaúcho, Tristão Garcia não descarta até mesmo a possibilidade de, pela primeira vez na história dos pontos corridos com 20 clubes, o Campeonato Brasileiro ter um vice-campeão com mais de 76 pontos. "Seria um vice com campanha de campeão", disse.

Para o Corinthians perder o título, seria preciso cair bastante de rendimento e um dos concorrentes mais próximos, em especial Grêmio e Santos, fazer uma campanha parecida com a do São Paulo quando conquistou o título de 2008.

Comandado por Muricy Ramalho, o time conseguiu 12 vitórias e seis empates nas últimas 18 rodadas e superou o próprio Grêmio naquele ano. "Aquilo foi um ponto fora da curva do futebol. Acho difícil se repetir, mas o Grêmio teria que fazer algo parecido neste ano para tirar o título do Corinthians", comentou Tristão.

Segundo as probabilidades apontadas pelo matemático, apenas quatro times estão na briga pelo título. 

Corinthians 90% | Grêmio 7% | Santos 2% | Palmeiras 1%

Conservador

Nas contas do técnico Fábio Carille, o Corinthians precisa ainda de mais 28 pontos para chegar aos 78 e não correr riscos. Seriam nove vitórias e um empate, em 18 jogos a serem realizados. "Quando acaba o turno, você sempre olha para o segundo colocado. O Grêmio fez 39 pontos, então você dobra a pontuação dele e chega em 78", explicou o treinador.

Para Tristão, o número é elevado, mas não absurdo. "O Carille está sendo conservador demais. Para dar 99,5% de certeza, um time precisa de 79 pontos, aí não há dúvidas. Mas a ideia dos 76 pontos ainda é a linha com a qual trabalho", afirmou.

Pontos moeda