Esportes

Após sucesso no Santos, Dorival espera fim de tabu contra ex-clube

Dorival Júnior, agora no São Paulo, tem nova chance de acabar com o tabu que o persegue desde a conturbada saída do Peixe

O ano era 2010. Um técnico de pouco sucesso na elite do futebol nacional foi contratado para comandar um time de garotos, marcado por recentes temporadas ruins e um jejum de títulos importantes. Como mágica, aquele Santos desfilou habilidade e alegria pelos gramados do Brasil e entrou para a história das mais irreverentes já vistas. Desde então, o maestro dessa jovem e ousada orquestra passou por vários clubes e enfrentou sua obra de arte diversas vezes, mas jamais saiu vitorioso. Neste sábado (28), Dorival Júnior, agora no São Paulo, tem nova chance de acabar com o tabu que o persegue desde a conturbada saída do Peixe. A partida acontece no Pacaembu, pela 31ª rodada do Brasileirão.

Classificação e jogos

O treinador são-paulino carrega a fama de 'só se dar bem no Santos'. Em duas passagens pela Vila Belmiro, Dorival viveu bons momentos. Em 2010, ele e a máquina liderada por Neymar, Robinho e Ganso conquistaram Campeonato Paulista e Copa do Brasil. O técnico deixou o clube após atrito com o atual craque do Paris Saint-Germain e rodou pelo Brasil acumulando trabalhos frustrantes. Esteve em Atlético Mineiro, Internacional, Flamengo, Vasco, Fluminense e Palmeiras, mas apesar das diferentes camisas, uma coisa permaneceu igual: jamais venceu o Peixe.

Desde a demissão, em setembro de 2010 até o retorno em julho de 2015, Dorival Júnior enfrentou o Santos nove vezes e saiu com cinco derrotas e quatro empates. Na última vez em que se encontraram, o time do litoral se deu melhor: 3 a 1 contra o Palmeiras, no mesmo Pacaembu onde o duelo deste sábado acontecerá.

Dorival foi demitido em junho e seguiu carreira no rival Tricolor. Neste sábado, o Pacaembu verá o mais novo reencontro entre o Santos e um dos técnicos mais vitoriosos de sua história recente. O duelo opõe uma equipe ameaçada e um improvável postulante ao título.

A promessa é de casa cheia em São Paulo para empurrar o time de Dorival Júnior para longe do Z-4. O clássico, como todos realizados no Estado, terá torcida única do clube mandante. A quatro pontos da zona de rebaixamento, o Tricolor sonha com um triunfo diante do rival para afastar de vez as chances de queda para a Série B. A rodada traz outros confrontos diretos na parte de baixo da tabela que podem favorecer a equipe.

Já do lado santista a missão é clara: se pretende ser campeão brasileiro, os comandados de Levir Culpi não podem desperdiçar pontos. O Santos está a seis pontos do líder Corinthians e ainda vislumbra uma possibilidade remota de acabar na ponta. Mesmo após tropeços contra times ameaçados pelo rebaixamento, o Peixe resiste entre os postulantes ao troféu, muito graças ao fraco desempenho do rival de Itaquera no segundo turno do Brasileirão.

Veja a lista de confrontos entre Dorival Júnior e Santos desde 2010:

19/10/2014 - Palmeiras 1 x 3 Santos (Campeonato Brasileiro)

24/11/2013 - Santos 1 x 0 Fluminense (Campeonato Brasileiro)

14/08/2013 - Santos 1 x 1 Vasco (Campeonato Brasileiro)

12/09/2012 - Santos 2 x 0 Flamengo (Campeonato Brasileiro)

15/07/2012 - Internacional 0 x 0 Santos (Campeonato Brasileiro)

04/04/2012 - Internacional 1 x 1 Santos (Libertadores)

07/03/2012 - Santos 3 x 1 Internacional (Libertadores)

31/08/2011 - Internacional 3 x 3 Santos (Campeonato Brasileiro)

19/07/2011 - Santos 2 x 1 Atlético-MG (Campeonato Brasileiro)

*Pedro Rubens Santos, estagiário do R7

Pontos moeda