Esportes

Driblar a altitude é o desafio da seleção para o jogo contra a Bolívia em La Paz

A comissão técnica traçou um plano totalmente atípico, que inclui chegada à cidade do jogo menos de três horas antes da partida

Teresópolis (RJ) - Melhor time das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2018, que será na Rússia, e garantido em primeiro lugar com antecipação, o Brasil encara uma das piores seleções do continente nesta quinta-feira demonstrando preocupação - não com o inoperante ataque da Bolívia, o pior da competição, mas com os possíveis efeitos da altitude de 3.600 metros de La Paz. Por isso, a comissão técnica traçou um plano totalmente atípico, que inclui chegada à cidade do jogo menos de três horas antes da partida.

Para minimizar os efeitos da altitude, a seleção terá uma logística bem diferente da habitual. A equipe viajará à Bolívia nesta quarta-feira, véspera do jogo, mas ficará concentrada em Santa Cruz de la Sierra, localizada apenas 416 metros acima do nível do mar - menos da metade dos 871 metros de Teresópolis (RJ), onde o grupo está desde esta segunda.

O maior temor é que os atletas sintam os efeitos do que os fisiologistas chamam de "Mal Agudo da Montanha", sintomas comuns a todos que não estão acostumados às altas altitudes. Eles vão de dores de cabeça a náuseas, mas muitas vezes também resultam em fraqueza muscular, sangramento do nariz e até mesmo vômitos.

Segundo os responsáveis pela preparação física da seleção, os efeitos começam a ser sentidos com maior intensidade a partir de seis horas após a chegada. Por isso, a comissão optou por um legítimo bate e volta.

No discurso dos jogadores, essas condições não irão interferir no desempenho. "Estou sempre pronto. Nunca joguei na altitude, mas dizem que é muito complicado. Se tiver que jogar, vou dar meu melhor, como sempre fiz", assegurou o lateral-esquerdo Jorge, ex-Flamengo e hoje no Monaco.

Estratégia para partida

Não haverá nenhum treino em solo boliviano. O técnico Tite fará a preleção no hotel em Santa Cruz de la Sierra na manhã de quinta-feira e na sequência a equipe viaja a La Paz. A delegação chegará à capital boliviana praticamente em cima da hora do jogo, que começará às 17 horas (de Brasília).

Se por um lado evita os efeitos da altitude, por outro a viagem próxima ao horário marcado para o início da partida impede que os jogadores se habituem a diferenças técnicas de se jogar a mais de três mil metros.

O meia Arthur, do Grêmio, deixa a dificuldade em segundo plano. "Já joguei na altitude. A bola anda um pouquinho mais rápido, tem de prestar um pouco mais de atenção", disse. "Meu pai comentou sobre o fato de eu ter sido convocado justamente para um jogo na altitude. Eu falei: ‘pai, jogo até debaixo d’água se for preciso’. Acho que a gente não vai ter muitas dificuldades".

Pontos moeda