Esportes

Islândia faz história e vai à Rússia com técnico dentista

O treinador dos Vikings por quatro anos e é uma das peças-chave da equipe, já que conseguiu dar aos jogadores a confiança para ir seguirem em frente

A Islândia fez história. Depois de vencer o Kosovo por 2 a 0 na última rodada de qualificação para a Rússia 2018, o pequeno país europeu conseguiu o que nunca antes havia conseguido: se qualificar para uma Copa do Mundo. E, de tapa, também entrou no livro dos recordes: até então, um país com menos de 1 milhão de habitantes nunca tinha jogado uma Copa do Mundo.

No campeonato europeu do ano passado, jogado na França, a Islândia foi descoberta como a grande revelação do torneio. Na estreia, o time empatou com Portugal de Cristiano Ronaldo, que era então o campeão, conseguiu outro empate contra a Hungria e venceu a Áustria.

Mas o melhor veio nas Eliminatórias diretas: venceu a Inglaterra por 2 a 1 e, mesmo perdendo da França por 5 a 2, ganhou o respeito do público.

Segundo o jornal Clarín, Heimir Hallgrimsson foi o treinador dos Vikings por quatro anos e é uma das peças-chave da equipe, já que conseguiu dar aos jogadores a confiança para ir seguirem em frente. A lista de jogadores profissionais na ilha ultrapassa apenas cem, e o resto é amador. Mas Hallgrimsson sabia (e ainda sabe) como fazê-los mostrar seus dentes. Ah, e tampouco é casual: enquanto ele não dirige a seleção, ele ganha a vida como dentista.

Assim, com esforço e dedicação, a Islândia colocou os dois pés na Rússia 2018. E os jogadores estão ansiosos para continuar fazendo barulho. As ruas de Reykjavik, a capital e a cidade mais populosa, foram inundadas por torcedores.

Pontos moeda