Games

Resident Evil 4 HD irá receber mod gráfico feito por fãs em fevereiro

Mod está sendo trabalhado por 7 anos com vastas alterações visuais no jogo

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória
Foto: re4hd.com
Leon e Ashley com texturas remasterizadas

Resident Evil 4, lançado originalmente para o Gamecube da Nintendo em 2005 foi um grande salto de qualidade na série, com novas mecânicas, gráficas incríveis para a época e nova jogabilidade.

Após um período de exclusividade a Capcom quebrou o acordo com a Nintendo e portou o jogo para Playstation 2, com menos recursos gráficos porém uma versão surpreendentemente boa dentro do que o console podia oferecer e com uma campanha bônus chamada "Separate Ways" em que jogávamos com Ada Wong, mostrando eventos que aconteciam em paralelo a campanha principal com Leon e Ashley.

Em 2007 um port para PC foi lançado. Mesmo com os bônus que já existiam na versão de Playstation 2 a versão de PC foi considerada pobre, com bugs, glitches e problemas nos controles.

Foto: Reprodução/Steam
Gráficos melhorados e controles melhores em Resident Evil 4 Ultimate HD Edition

Em 2014 a Capcom lança a versão Resident Evil 4: Ultimate HD Edition para PC, Playstation 3 e Xbox 360. Esta versão veio com texturas retrabalhadas, controles melhores e dificuldade um pouco mais elevada. Porém para um grupo de fãs isso ainda não era o suficiente. O jogo podia ser melhorado muito além do que a produtora já tinha feito. 

E lentamente eles conseguiram entregar um jogo com gráficos muito superiores ao original, com novas texturas, efeitos de luz, fontes e textos em HD, além de mudanças em perspectivas e detalhes que normalmente passam despercebido. Um trabalho cuidadoso que mostra o quão apaixonados pelo jogo esse grupo é.

O projeto Resident Evil HD

Um projeto feito e financiado por fãs de Resident Evil 4, vários desenvolvedores independentes se uniram para melhorar significativamente as texturas, iluminação e outros aspectos visuais utilizados no jogo.

Foto: re4hd.com
Os desenvolvedores foram até localidades reais para conseguirem as texturas em altíssima qualidade

Utilizando até fotos de localidades reais para conseguirem as texturas certas, o grupo terminou um trabalho que demorou um total de 7 anos (começaram em 2014) para ficar pronto tendo então anunciado a versão final 1.0, que poderá ser baixada no site do grupo a partir de 02/02/2022, sendo aplicado diretamente na versão Resident Evil 4 HD Edition.

Além das texturas, todos os vídeos também foram remasterizados para full hd (1080p), além de opções de FoV (field-of-view) também implementadas para melhorar ainda mais o visual do jogo.

Confira na galeria abaixo as comparações entre a versão original e a versão com o mod funcionando.

re4hd.com
re4hd.com
re4hd.com
re4hd.com
re4hd.com
re4hd.com
re4hd.com
re4hd.com
re4hd.com
re4hd.com

Para baixar o mod é só aguardar o lançamento em 02 de fevereiro de 2022 e fazer o download gratuitamente no site do grupo Resident Evil 4 HD Project.

Pontos moeda