Games

Review: Loop Hero, um roguelike fantástico

Com um sólido sistema de cartas, gráficos retrô e uma trilha sonora inesquecível, Loop Hero é uma jóia a ser jogada

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória

Eu admito: eu sou um grande fã de jogos no estilo roguelike. Se você não sabe qual estilo de jogo é este, vou explicar.

Atualização: acabou de sair o novo trailer de lançamento do jogo para Nintendo Switch.

Roguelike são jogos em que a repetição para alcançar os objetivos (e o final do jogo) é um dos elementos mais importantes. A repetição também é chamada de "grinding" por algumas pessoas, geralmente em jogos de RPG.

Foto: Folha Vitória

O que significa grinding?

O grinding é quando um jogador faz diversas tarefas repetitivas (como matar monstros, completar a mesma quest várias vezes) para aumentar o poder do personagem.

Muitos jogos de RPG exigem que se faça grinding para que se possa continuar. Phantasy Star, do Master System, exige horas de grinding para se poder avançar na história.

E o que é o roguelike?

No roguelike o sistema é bem parecido, mas com uma diferença crucial: em sua maioria, cada jogada é diferente uma da outra. O seu personagem vai chegar a determinado ponto e inevitavelmente vai morrer e o jogo precisa ser reiniciado.

E qual a graça nisso? A cada jogada além de você dominar mais e mais a mecânica do jogo, seu personagem vai ganhando novos itens, poderes e ficando mais forte. 

Temos diversos exemplos de jogos incríveis de sucesso do tipo roguelike: Hades, Rogue Legacy, Dead Cells e muitos outros.

Reprodução / Google
Reprodução / Google
Reprodução / Google

Um incrível e diferente jogo

No meio de tantos jogos roguelikes lançados (alguns nem tão bons) um jogo indie foi lançado e se mostrou muito interessante: Loop Hero.

Loop Hero desenvolvido pela empresa Four Quarters reúne elementos de rpg, microgerenciamento, cartas e uma hist´ória séria e sombria. 

O jogo foi lançado em março de 2021 e tem milhares de análises muito positivas nas plataformas.

Um mundo no escuro em que até as memórias foram apagadas

O Lich aprisionou o mundo em um ciclo atemporal e mergulhou seus habitantes em um caos sem fim.
Empunhe um deck de cards místicos em expansão e posicione inimigos, estruturas e terrenos ao longo de cada ciclo de expedição exclusivo do nosso corajoso herói.
Recupere e equipe espólios poderosos para cada classe de herói para as suas batalhas e expanda o acampamento dos sobreviventes para reforçar cada aventura através do ciclo atemporal.
Desbloqueie novas classes, novos cards, vantagens e ardilosos guardiões na sua missão para destruir o infinito ciclo de desespero.
Foto: Folha Vitória
As estrelas no céu sumiram, uma a uma.

Em Loop Hero o mundo bruscamente é todo envolto em trevas e todos os habitantes perdem completamente a memória de tudo. O herói então percebe que ele é um dos únicos que consegue manter a memória, mesmo após ser derrotado em batalha.

Com um humor sarcástico e muito suspense, pouco a pouco o jogador vai conhecendo a história daquele mundo sombrio e como tentar chegar a solução para trazer a luz de volta para acabar com a escuridão.

Reprodução / Google
Reprodução / Google
Reprodução / Google

O fato que o gameplay te faz dar voltas e voltas em um mesmo caminho (por isso nome Loop Hero) é um ponto chave da história. Nas voltas você acaba encontrando "pedaços" do mundo antigo e ao pegá-los você reaviva a memória daquele item.

Foto: Folha Vitória

Então você deve levar ele para a fogueira, aonde está a vila que vai juntando os habitantes que você irá encontrando durante o jogo. Esta vila é um dos poucos lugares em que os materiais não se desfazem e as pessoas conseguem manter a memória.

Dê voltas, lute contra os inimigos, junte itens e faça sua vila crescer, tomando assim conhecimento para conseguir entender o que aconteceu com o mundo e lutar contra a escuridão.

8 ou 16 bits? O que são esses gráficos?

Como muitos jogos indies, Loop Hero tem gráficos que se assemelham aos videogames antigos. Com muito charme, o jogo utiliza de pixels e poucas cores para apresentar ao jogador aquele mundo e contar sua história.

Foto: Folha Vitória

Nas opções do game temos até mesmo filtros em que o jogo emula (imita) uma TV CRT (aquelas antigas de tubo) até com direito a curvatura. O jogo traz muita nostalgia ao lembrarmos de antigos jogos de estratégia e RPG nos consoles dos anos 80 e 90.

Foto: Folha Vitória

Loop Blues é uma das músicas mais viciantes que já ouvi

A trilha sonora de Loop Hero é simplesmente inesquecível e uma das melhores partes do jogo. Criada pelo artista "blinch", a trilha sonora empolga ao mesmo tempo que nos deixa no clima do jogo.

Com músicas mais rápidas com batidas fortes até músicas mais góticas e lentas, o jogo consegue trazer um tom de seriedade ao jogo como poucos outros conseguiram. 

O estilo do som também vem das gerações anteriores, com instrumentos sintetizados mas muito bem aproveitados. Em outros jogos, com gráficos retrô, quando a trilha sonora é moderna, pode não combinar gerando uma certeza estranheza, exatamente o oposto do que Loop Hero traz para nossas memórias.

Voltas e mais voltas... eu não controlo o "bonequinho"?

Em Loop Hero algo que gera certa estranheza é que o jogador não controla diretamente o herói. Ele dá suas voltas automaticamente na trilha que é gerada (cada jogada é uma trilha diferente), ataca e se defende automaticamente e você neste momento deve estar se perguntando "então o que raios eu faço neste jogo?".

Foto: Folha Vitória

O jogador é responsável pelo micro gerenciamento de itens, habilidades e cartas do herói. As cartas são as responsáveis para você "remontar" o mundo em volta do herói. Com ela você irá colocar vilarejos, casas de vampiros, pantânos e muitos outros.

Foto: Folha Vitória
As cartas mudam completamente o jogo, já que influenciam todo o ambiente. Até a disposição delas no "tabuleiro" irão mudar o efeito de cada uma no jogo.

Com isto o jogo começará a gerar mais inimigos e quanto mais inimigos derrotados mais itens serão achados para o herói e para ajudar na reconstrução da vila.

Lendo assim parece que o jogo é parado, mas é justamente o contrário, já que o jogador deve pensar rápido em colocar as cartas certas, equipar o herói com os itens corretos e cuidar de sua saúde e da quantidade de itens que estão sendo armazenados.

Morrer durante um loop irá tirar grande quantidade de itens do herói, o que poderá ser o fracasso depois de horas de jogo contínuo. 

Passando os níveis e avançando nos capítulos da história, acabamos ficando presos no jogo, ansiosos para ver qual o próximo passo e o que acontecerá com aquele mundo às escuras. 

Foto: Folha Vitória

E se prepare: enfrentar os chefes depois de vários loops ganhando itens pode ser uma experiência frustrante. A perseverança em aumentar o nível de poder do herói para depois poder lidar com os chefes é a chave para "zerar" o jogo.

O jogo também tem mais duas classes além do guerreiro: ladrão e necromante. O primeiro pode empunhar duas armas e dar golpes críticos e o segundo além de ter um escudo mágico convoca esqueletos para ajudar no combate.

Saber qual classe você mais gosta e quais habilidades devem ser focadas é importante, pois o jogo é quase sempre impiedoso para aqueles que simplesmente saem trocando os itens e não se atentam nas individualidades de cada personagem.

Gostei... aonde eu posso jogar Loop Hero?

Loop Hero está disponível para PC (Steam , Epic Games e no GOG) e para Nintendo Switch. O jogo está sendo constantemente atualizado e já ganhou várias novidades nos últimos meses, então se você gosta de gráficos retrô, trilha sonora matadora e muitas (muitas e muitas) horas de jogo, pode comprar sem medo.

Pontos moeda