Conheça sua maior defesa contra a COVID-19

Já alerto ao leitor que esta reflexão poderá ser facilmente assimilada ou dificilmente compreendida. Em qualquer caso, saiba que toda reação pode nos ensinar algo a nosso respeito. Desde já manifesto meus sentimentos a todos que sofrem com os efeitos deste vírus e aos que perderam entes queridos.

Desde o início da pandemia, tenho observado uma corrida abrupta em busca de álcool gel e materiais de higiene que ganharam destaque no momento atual.

A quarentena trouxe medidas de restrição tanto ao funcionamento de estabelecimentos como também ao trânsito de pessoas. Neste cenário, testemunhamos o aumento do uso de máscaras e sua obrigatoriedade para acesso a determinados locais.

Tivemos nosso cotidiano redesenhado desde o espaço em filas até evitar entrar com outras pessoas nos elevadores. Ao que tudo indica, estas medidas podem servir de proteção mas, todavia, entre os relatos de contágios, mortes, a discussão de remédios e vacinas, e toda a confusão política que se desdobrou, observei também que muito pouco (quase nada) se falou da nossa maior defesa contra o vírus: nosso sistema imunológico.

Ele que é parte da nossa máquina (corpo) e que vem nos protegendo desde o dia em que nascemos, contra absolutamente todos os tipos de doenças, vírus, bactérias, e contra tudo o que possamos imaginar. Realmente ele é tão mais determinante nessa proteção, que me pergunto por quê as pessoas estariam dedicadas a higienizar as mãos mas não preocupadas quanto a ingestão de bebidas alcóolicas, cuidado na alimentação ou rotina de exercício e descanso.

Chega a ser contraditório: queremos nos proteger mas intoxicamos nosso sistema de proteção e diminuímos nossa capacidade de combater um intruso.

De verdade, cada vez mais nos expomos ao risco de contágio: não por ignorar recomendações mas por baixar nossas defesas naturais diariamente.

Não pretendo ser insensível a ponto de ignorar que muitos se amparam na bebida ou comida como sua “válvula de escape”. Me incluo nesta última tendo engordado na quarentena. Ninguém é perfeito e não se trata disso.

O momento presente requer um exame de consciência e a observação direta de nossos hábitos e escolhas. Esperar por uma vacina/cura sem se cuidar é arriscar com a própria vida.

O auto-cuidado é uma escolha individual e pelo que já observamos não parece ser a prioridade de muitos nos lembrar disso. A minha mudança começou ontem mesmo, e você, vai fazer o que a partir de agora?

*artigo escrito por Rafael Ottaiano, fundador da Positiv Network.

** receba os artigos em primeira mão e de fácil compartilhar, clicando aqui.

13 Respostas para “Conheça sua maior defesa contra a COVID-19

  1. É verdade tudo que o Sr falou às pessoas tem que se coentizarem que nem tudo que nós vimos outra pessoa fazer devemos fazer a própria palavra diz tudo me é lícito mais nem tudo devo fazer então chega de botar a culpa no presidente pois ele não tem culpa o culpado é o vírus e às pessoas que não se protegem e não o presidente.

    1. Esse seu presidente deveria ser a primeira pessoa a se proteger e ser exemplo
      pro país e não ficar negando a pandemia, ele é um (panqueca).

    2. isso companheiro, o presidente vai resolver os problemas dele que são muitos, família grande, nos temos e que temos de resolver os nossos problemas, se não tem médico nem hospital, vai no preto velho, o governo nunca deu nada a ninguém a não ser aos seus capangas, vamos trabalhar, investigar, estudar, inventar, proteger nossos amigos, escolhendo o ramo que planta batatas e feijão, cuida das máquinas e dos doentes. só 5 linhas companheiro…….

    3. Concordo com vc Jorge dos Santos. Aliás, nosso presidente – não importa de onde vieram os votos mas que ele é o presidente, é -, nada tem a ver com o combate ao novo corona. Na verdade ele tem sim. Ficou perdido em meio aos desencontrados conceitos do vírus o quais foram desinformando a população e, inadvertidamente, ajudando aos políticos ladrões de plantão que só queriam o dinheiro do erário. Fecharam o Brasil para uma falência proposital e estúpida porque para eles, o que interessa é o caos. Sejamos sensatos: – Deixem o presidente trabalhar e depois a gente avalia! Afinal, este espaço aqui não é para política; ou é?

  2. Precisamos mesmo parar e observar como temos nos tratado. O corpo responde melhor no dia a dia quando o nosso sistema imunológico é fortalecido. Tendo mais energia, o corpo funciona em seu potencial máximo.
    Acho super válido também estar atentos às coisas emocionais e espirituais que colocamos no nosso corpo. O que assistimos, o que lemos, as pessoas com quem nos relacionamos, tudo nos afeta. Nós absorvemos facilmente as energias que nos cercam.

    1. isso companheiro não sabemos escrever, não disse nada, só seremos melhor quando nossos jornalistas forem melhores, investigue tudo que está a sua frente, não tenha medo se for preso melhor estava certo. essa pandemia da mídia não ajuda em nada, não se pode criar um veneno sem criar a antidoto, muta coisa que vai ter de mudar está aí na nossa cara. temos de ter um sistema primeiro voltado para nossa sobrevivência, veja que fizeram uma lei para estabelecimento vendedores de bebidas, funcionarem das 12 as 16 horas para evitar aglomerações. isso me faz lembrar os portugueses que eram os maiores navegadores do mundo,l porque eram os únicos que tinham a inteligencia para embarcar em uma nau em uma viagem com 50% de chaces de voltar.

  3. Para mim essa reflexão extrapola crise de coronavírus e pode ser discutida em qualquer época. Sempre queremos viver mais, com mais saúde, bem estar, etc. Mas pouco fazemos para colher esses frutos. O consumo de comidas e bebidas em excesso como válvula de escape é frequente e precisamos ficar atentos a isso, pois na verdade não estamos escapando, mas indo na direção contrária. Eu comecei a me alongar faz pouco mais de 1 mês e já estou sentindo os benefícios.

  4. Maravilhosa essa reflexão, sou totalmente a favor do autocuidados e prevenção a saúde, são pontos poucos discutidos em nossa sociedade, e que pedem muita atenção. Temos total responsabilidade por esse corpo que temos e a tudo que acontece a ele.
    Observar e se conscientizar dos nossos hábitos e escolhas é fundamental, independente se ela boa ou não ao nosso corpo.
    Eu amo esse assunto, gratidão!!

  5. Cuidar do corpo e da mente sempre será o melhor método antes de qualquer outro. Todo o resto pode vir a complementar mas essencial mesmo é isso que vc menciona no texto : autocuidado. Ainda que se tenha a melhor vacina ou o melhor tratamento, se nosso sistema imune está sendo bombardeado com péssimos hábitos alimentares e mentais então outros problemas de saúde aparecerão. Hoje nosso maior foco é o corona vírus mas ele não é o único que mata.
    Gratidão por sempre trazer conteúdos ricos, com qualidade e linguagem acessível. Beijos e abraços de luz ✨

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *