Corpo, Mente, Espírito: conheça a tríade do Bem

Certamente você já ouviu falar dessa tríade em momentos e lugares distintos. Resumindo, estes são três aspectos interconectados do Ser humano que ganham destaque pela sua importância.

Ontem a noite pude estrear no Instagram do Folha Vitória a primeira Live do Blog Bem Pensado recebendo o Xico Vidal: educador físico com mais de 20 anos de experiência, referência na modalidade de ciclismo, que tem compartilhado conhecimento para impactar e transformar pessoas.

Começamos conhecendo sua conexão com o número três: como cristão na Santíssima Trindade, como pai de três filhas, como tio de três sobrinhos. Esse “triângulo” como ele chama, simboliza o “Ser, Fazer e Ter” que utiliza em seus treinamentos.

Para Xico, estas três vertentes dependem de hábitos que precisam ser praticados diariamente. Reconhece inclusive que o hábito leva tempo: “é chato por vezes, machuca e nem sempre temos a paciência para conseguir criar esse equilíbrio”. Quando não temos esse hábito, tudo se torna ainda mais difícil, pois em geral somos imediatistas, queremos resultados rápidos, e não nos contentamos em conquistar as coisas em pequenas “doses homeopáticas”.

Das variações entre apenas físico ou mente, observamos uma dependência espiritual sem que exista o hábito da oração ou o exercício da gratidão ao olhar a vida.

Fica difícil sentir a diferença em nossas vidas sem construir o hábito, e assim como na atividade física, sem frequência não conseguimos observar a melhora.

Neste momento inclusive fizemos uma pausa para deixar bem claro que nós também não temos essas três vertentes plenamente desenvolvidas, mas ao menos buscamos esse equilíbrio e mesmo diante dos problemas, encaramos a vida com leveza.

Algumas pessoas focam apenas em um destes três pilares, mas é o alinhamento deles que permite a base forte para a construção diária: o hábito como caminho para o equilíbrio. Lembrando um lema grego: “nada em excesso”.

Citamos a consciência de escolher onde depositamos nossa energia e assim refletir quais pequenas mudanças podem ajudar nosso aperfeiçoamento.

Para o corpo cita trocar o elevador pelas escadas ou assumir tarefas domésticas; para a mente trocar a televisão pelo livro ou a música; para o espírito trocar a briga pela oração/meditação.

Respeitar-se e fazer boas escolhas talvez nos permita entender que por mais que tudo esteja ruim, tudo ainda há de melhorar.

Em último caso, o mundo virtual permite escolher conteúdos que agregam e perfis que edificam. Mesmo sendo óbvio vale a pena repetir: quem decide é você.

*artigo escrito por Rafael Ottaiano, fundador da Positiv Network.

** receba os artigos em primeira mão e de fácil compartilhar, clicando aqui.

8 Respostas para “Corpo, Mente, Espírito: conheça a tríade do Bem

  1. Eu ainda diria que o hábito pode e deve ser construído aos poucos. Não precisa trocar todos os elevadores por escadas, por exemplo. Pode começar trocando apenas na hora de fazer a primeira movimentação do dia, como ir a padaria comprar pão. Ao voltar para casa, suba pelas escadas.

  2. O equilíbrio dessa tríade realmente é um desafio, mas é o que nos trás crescimento, e com dedicação e paciência, vamos experienciando essa vida espiritual, nessa condição humana.
    Acredito que a vida espiritual vai se desenvolvendo durante o processo do autoconhecimento, onde vamos identificando nosso Eu verdadeiro, expandindo a consciência, valorizando o essencial e nos conectando com a paz, leveza e harmonia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *