Pra quem reclama e critica os outros, é hora de parar

Não dá mais pra viver esse ciclo infinito de negatividade, essa é a verdade. Em vista de tudo que tem acontecido no ano de 2020, a exemplo das tragédias recentes, cada hora surge um novo obstáculo pra testar a sanidade e a força de vontade do Ser humano.

É exatamente por isso que é hora de refletir sobre reclamar e criticar, e começar a questionar qual é a nossa responsabilidade em todo processo. Reclamar em geral é insistir que os outros mudem para que não tenhamos que enfrentar a mudança. A crítica por sua vez é uma forma de evitar reconhecer nossas fragilidades e tentar diminuir a luz do outro, atacando.

Será que num ano onde tantos já tem sofrido, ainda temos tempo pra isso? Se alguém nos causa mal, é porque em alguma medida permitimos. Se permanecemos em local tóxico, é porque em certa medida escolhemos. Ressalto, por óbvio, que nem sempre as escolhas são claras ou estão disponíveis a todos. Mas, em grande parte, todos temos o livre arbítrio.

Este ano veio como um verdadeiro chacoalhão. Meio a tantas vítimas, somos chamados a nos tornar responsáveis pela própria vida e nossas escolhas. Antes de reclamar e criticar, pergunte-se se você tem feito a sua parte. Já vivemos a época do “sujo falando do mal lavado” e isso não nos trouxe muito longe. Queremos aprender que não precisamos colocar os outros pra baixo para que possamos nos destacar – este é o caminho.

Queremos viver a realidade em que o brilho do outro é motivo de orgulho. Ninguém vai vir salvar nós brasileiros senão nós mesmos. Se cada um não se tornar o herói da sua própria jornada, é bem capaz que outros vão continuar dirigindo a nossa vida. E isso meus amigos, é uma prisão.

O quanto antes nos libertarmos da opinião alheia, mais cedo conheceremos a vida de verdade, que faz sentido. Opinião alheia envolve tanto querer falar da vida do outro, bem como ficar buscando a aprovação de terceiros. Se você se preocupa demais com a vida dos outros, é porque anda se preocupando “de menos” com a própria vida. Aqui, outro destaque, para aqueles que cuidam de outras pessoas sem receber nada em troca.

“Nada” por sinal é figura de linguagem. Na equação da vida quem “faz o bem sem olhar a quem” já começou a construir o Brasil do Futuro no presente. Pra quem reclama e critica os outros, é hora de parar. Seja exemplo e deixe que suas atitudes falem por você.

* artigo escrito por Rafael Ottaiano, fundador da Positiv Network.

** conteúdo em vídeo no canal do YouTube, inscreva-se!

*** receba os artigos em primeira mão e de fácil compartilhar, clicando aqui.

10 Respostas para “Pra quem reclama e critica os outros, é hora de parar

  1. Negligência e tão pesado quanto uma má ação, sinceridade não se encontra vendendo por aí, fixação demasiada na positividade te deixa apático em relação a vida real, que e feita de altos e baixos, bem vindo a dualidade da matéria, nada melhor q uma boa dose de sarcasmo para provocar uma mudança do individual ao coletivo, tem gente q precisa de um empurrãozinho, claro, cuidado para não virar o chato da galera, nada do q uma boa dose de lsd não resolva

  2. Colocações muito claras. O brasileiro tem de aprender a cuidar da própria vida e só se intrometer na alheia qdo puder auxiliar. Lembrando sempre da máxima:ama o próximo,como a ti mesmo.

  3. eu falo de boa, mas eles falam q to criticando e reclamando demais, ate agr eu n sei oq significa e eu nem percebo no que eu falei. pode me ajudar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *