Congresso Eucarístico encerra as comemorações dos 60 anos da Arquidiocese de Vitória  

De 1º a 8 de setembro, a Arquidiocese de Vitória celebra o seu 1° Congresso Eucarístico Arquidiocesano (CEAR) com o tema “Corações e mãos estendidos”. A Praça da Catedral, no Centro de Vitória, será um grande altar para receber os fieis em uma semana repleta de orações, devoção e fé.

O ponto de alto de cada dia será a celebração Eucarística presidida por bispos que exerceram o seu ministério na Arquidiocese de Vitória e outros convidados. A programação contempla a participação de diversos grupos pastorais e movimentos e também ritos como, admissão de coroinhas, instituição de Ministros da Eucaristia, ordenação de dois padres e primeira comunhão de crianças. Missas em latim e no rito greco-melquita também estão previstas.

Além das celebrações, todas as tardes acontecem catequeses com temas específicos ligados à Eucaristia, momento de adoração ao Santíssimo Sacramento e ato devocional a Nossa Senhora da Vitória, padroeira da Arquidiocese. Durante o Congresso, diversos sacerdotes irão atender as confissões dos fieis.

Para a noite do dia 7 de setembro, mais de 20 cantores católicos da Grande Vitória farão uma homenagem à Arquidiocese de Vitória pelos seus 60 anos com um show intitulado “Quero dizer que amo a minha Igreja”. As tradicionais canções católicas na vozes de padres, cantores e bandas.

Para atender os participantes do Congresso, foi preparada uma Praça de Alimentação que funcionará todos os dias do Congresso. Também na Praça da Catedral, a partir do dia 30 de agosto, estará aberta ao público a exposição “A História da Igreja no Espírito Santo”. Quem visitar a mostra vai conhecer como foi a chegada dos primeiros jesuítas ao estado e sobre o que aconteceu desde aquela época até os dias atuais. O funcionamento será de 14h às 21h, até o fim do Congresso.

Para o Padre Renato Criste, coordenador geral do Congresso e coordenador de pastoral da Arquidiocese de Vitória, o Congresso Eucarístico é o coroamento das celebrações do Jubileu da Arquidiocese e este momento constitui especialmente a oportunidade de fazer memória da caminhada nestes 60 anos e ao mesmo tempo uma pausa restauradora que encontra na Eucaristia convergência e vida para seguir na missão. “Estamos numa expectativa muito boa, esperando uma participação significativa dos fieis que passarão pela Praça da Catedral durante os 8 dias de congresso”, destaca.

Serviço

1º Congresso Eucarístico Arquidiocesano (CEAR)

Local: Praça da Catedral Metropolitana de Vitória (Cidade Alta)

Data: 1º a 8 de setembro

 

Estudantes se preparam para vivenciar mais uma Missão Jovem

Com a temática “Somos instrumentos da Vossa Paz”, alunos missionários do Colégio Sagrado Coração de Maria de Vitória colocarão em prática mais uma ação solidária envolvendo toda a comunidade educativa. É a Missão Jovem SCM 2018, que será realizada de 30 de agosto a 1º de setembro, em Porto de Santana (Cariacica/ES), com visitas às famílias das comunidades, enfermos, creches, escolas, asilos, unidos em fraternidade e solidariedade, levando amor e alegria a muitas pessoas.

Mas, antes de colocar o “pé na estrada”, os missionários participam de reuniões formativas para conhecer o projeto e as comunidades que serão visitadas. Os encontros são desenvolvidos pelo professor de Ensino Religioso, orientados sob a Coordenação do Serviço de Orientação Religiosa (SOR). Em um segundo momento, são realizadas reuniões com as famílias dos estudantes, para apresentar o projeto e suas ações e a comunidade escolhida.

 

Crianças da LBV vão cantar na abertura oficial da Semana da Pátria

Nesta sexta-feira (31), às 15 horas, o Coral Ecumênico Infantojuvenil Boa Vontade fará parte da programação que integra a abertura da Semana da Pátria na Praça Costa, no centro de Vitória. O coro é formado por meninas e meninos, de 6 a 15 anos, que frequentam o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade em Vitória e possui repertório variado do popular ao clássico com letras que contemplam assuntos como a Paz, a Natureza e o Amor Fraterno. Sob a regência da educadora musical da LBV, Jaqueline Rodrigues de Jesus, o coral contará com a participação dos músicos instrumentistas da Banda da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo.

As comemorações da Semana da Pátria ocorrerá dos dias 31 de agosto a 7 de setembro, com início em Vitória, seguindo por outros municípios da região metropolitana e terminando em Guarapari, com o belíssimo e tradicional desfile Cívico-Militar, na Praia do Morro. Durante a Semana da Pátria, a LBV promoverá diversas atividades lúdicas, culturais e artísticas em sua unidade a fim de incentivar o sentimento de patriotismo e reforçar a importância da data para os atendidos. Na ocasião, a garotada atendida no programa Criança: Futuro no Presente!, também receberá a visita de representantes da Casa Militar para realização de ações cívicas e patrióticas.

 

 

   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *