Paróquia oferece apoio para familiares de pessoas com transtornos mentais graves

Mais frequentes do que se pensa, as doenças mentais afetam milhares de brasileiros a cada ano. São transtornos diversos que, em muitos casos, provocam alterações do comportamento bastante significativas nos doentes. Diante da incapacidade de cuidarem de si mesmos, é comum, então, que os familiares escolham um parente para a função de cuidador.

Mas essa não é uma tarefa fácil. Tanto que pesquisas têm mostrado a importância de grupos de acolhimento, autoajuda e psicoeducação para que os ‘cuidadores’ se sintam mais recompensados e fortalecidos para lidar com a sobrecarga de trabalho e as angústias vividas, fatores que podem, inclusive, levá-los ao retraimento social, à exaustão, à solidão e à perda de qualidade de vida.

Para proporcionar esse apoio, a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Itaparica, Vila Velha, conta com uma iniciativa gratuita e dirigida ao apoio familiar (não sendo destinada a pacientes). É o ‘Grupo Abraço’, que tem como lema: ‘Cuidando de Quem Cuida’, e atua graças à colaboração de profissionais como assistentes sociais, psicólogos, dentistas, entre outros, que operam como facilitadores de troca de experiências e sentimentos. Eles também oferecem uma escuta qualificada entre os participantes, além de darem orientações sobre cuidados de saúde, direitos sociais e previdenciários, entre outros benefícios aos quais o doente tem direito.

Os encontro é gratuito e acontece na última quinta-feira de cada mês, das 19h30 às 21h, na Área Pastoral da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Vila Velha.

Serviço

Grupo Abraço  Grupo de apoio a familiares de pessoas com transtornos mentais graves – cuidando de quem cuida

Próximos encontros agendados para 2018:  

25 de outubro, quinta-feira, das 19h30 às 21h

22 de novembro, quinta-feira, das 19h30 às 21h

20 de dezembro, quinta-feira, das 19h30 às 21h

Local: Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe – Área Pastoral de Vila Velha – ES – Av. Estudante José Júlio de Souza, s/nº – Praia de Itaparica, Vila Velha/ES – CEP 29102-010

Informações e reservas: (27) 3299-0951 (das 13h30 às 18h).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *