Adoção de crianças no Brasil

O número de crianças à espera de adoção no Brasil gira em torno de 5.500, enquanto o número de interessados em adotar, ao contrário do que muitos pensam, é quase seis vezes maior.

Então, por que a fila de crianças a serem adotadas ainda é tão grande?

Bom, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça – CNJ, a resposta pode estar na diferença existente entre o perfil da maioria das crianças cadastradas e o perfil de filho (a) imaginado pelos adotantes.

A maior parte das famílias quer adotar crianças com até 4 anos de idade, porém apenas 4,1% das que estão na fila se encontram nesta faixa etária.

Outro ponto que interfere bastante, diz respeito à baixa disposição dos pretendentes em adotar mais de uma criança ao mesmo tempo, como no caso de irmãos. Isso é um problema sério, pois os juízes da Infância e Juventude dificilmente autorizam separá-los e cerca de 76,87% dos que estão cadastrados possuem irmãos que também foram destituídos da família biológica.

No que tange ao processo de adoção, cabe dizer aos interessados que um dos pré-requisitos é ter, no mínimo, 18 anos de idade. Preenchida esta exigência, a pessoa deve ir até uma Vara da Infância e Juventude fazer um cadastro, bem como apresentar documentos pessoais e declaração de antecedentes criminais e judiciais.

Em seguida, será preciso fazer uma petição, por meio de um defensor público ou advogado particular, para dar início ao processo de inscrição para adoção, o qual, se deferido pelo juiz, permitirá a entrada no cadastro.

Após, existirá o momento em que a criança e o adotante se conhecerão. Caso ambos se identifiquem, a criança será liberada e o pretendente ajuizará a ação de adoção, momento em que receberá a guarda provisória.

Por fim, se der tudo certo, o juiz proferirá a sentença concedendo a adoção e determinando a lavratura do novo registro de nascimento, ocasião em que o adotado passará a ter todo os direitos de um filho biológico.

Adote sem preconceito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *