Novos procedimentos de inspeção em aeroportos

A partir de hoje, 18 de julho de 2016, novos procedimentos de inspeção de transporte aéreo entraram em vigor, o que pode vir a dificultar a programação daqueles com viagens aéreas programadas, principalmente nos próximos dias.

Com as mencionadas alterações da Agência Nacional da Aviação Civil – ANAC, os passageiros estarão sujeitos a procedimentos de segurança mais severos antes do embarque, os quais passam a incluir revista física (ou passagem pelo escâner corporal – inclusive para crianças), retirada de notebook da bagagem de mão e a abertura de bagagem de mão para inspeção, entre outros.

Ademais, os passageiros que se recusarem a cumprir as novas regras poderão ser proibidos de prosseguir à área de embarque.

A ANAC informou que a adoção dessas novas medidas não possui relação com os Jogos Olímpicos, que ocorrerão em Agosto no Rio de Janeiro. Os procedimentos apenas teriam sido adotados como consequência da atualização normativa sobre a segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita, hoje regulamentada pelo Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) n. 107.

Para maiores questionamentos sobre os novos procedimentos de inspeção, a ANAC disponibilizou em seu site uma série de perguntas e respostas, as quais devem ser consultadas por todos aqueles com viagens programadas (confira aqui).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *